O Movimento Cultural Panelense
O território municipal é vasto, com a cidade sede e os distritos com vilas e povoados importantes para o município. E para atender necessidades sociais complementares, conta com várias Organização da Sociedade Civil (OSC), o Instituto Cultural Paideia faz parte dessas Associações do município de Panelas-PE.

INFORMAÇÕES SOBRE O INSTITUTO CULTURAL PAIDEIA
O Instituto Cultural Paideia, é um movimento de cidadãos engajados nas questões políticas e sociais que afetam a sociedade e a busca pelo conhecimento. A Associação promove projetos sociais, cursos, palestras em diversos temas.
Endereço e Contato:
Histórico
O Instituto Cultural Paideia é um movimento criado no município de Panelas, agreste de Pernambuco, entre os anos de 2010 e 2011. Formulada em três fases: Revolução Cultural Panelense; Movimento Cultural Panelense; Instituto Movimento Cultural Paideia.

- 1ª Fase – Revolução Cultural Panelense: com o objetivo de rompimento do silêncio, dar voz e espaço para pessoas falarem e agirem em pró de questões políticas e sociais;
- 2ª Fase – Movimento Cultural Panelense: introdução na cultura panelense de um pouco da cultura universal e clássica;
- 3ª Fase – Instituto Cultural Paideia: com uma vertente voltada mais para a Educação, formação das pessoas e conscientização em cidadania.
INSTITUTO CULTURAL PAIDEIA – Associação Privada constituída de pessoa jurídica em outubro de 2021, também chamada de Movimento Cultural Paideia. Um movimento de cidadãos engajados nas questões políticas e sociais que afetam a sociedade. Fiscalização, denúncia, informação e a busca pelo conhecimento.
O Instituto Cultural Paideia, está localizada na cidade de Panelas-PE. Sua atividade principal, conforme a Receita Federal, são atividades ligadas à cultura e à arte. Inicialmente criado pelos irmãos José Jadiel de Andrade, mais conhecido como Pierre Logan, e Josias Andrade (Professor, Escritor e Historiador).
O objetivo principal era provocar uma mudança, no sentido de modificação, da atual cultura do caudilhismo, da apoteose do alcoolismo, da bebedeira, do desrespeito, da deseducação, da falta de cultura cientifica e do empobrecimento das instituições públicas, como também do desprezo pela vida humana (1ª Fase). E com propagação da icônica frase: “Lutem e lutem novamente até que cordeiros se tornem leões”.
A ideia do Movimento Cultural Panelense é migrar dessa atual cultura nefasta para uma onde se valorize a alta cultura, se aprimore a democracia, se amplie o debate, a transparência e possibilite o amplo acesso ao conhecimento, ao mercado de trabalho e ao desenvolvimento social (2ª Fase). Com a frase “Separe Aude” (Ouse Saber).

Atualmente o Instituto Cultural Paideia conta com diversos membros e a colaboração de dezenas de pessoas que apoiam a ideia. Em 22 de maio de 2024, o Advogado Jadiel Andrade (na época vereador) tomou posse como presidente da Associação, presidindo e liderando o desenvolvimento de projetos sociais como Point do Livro, doações de cestas básicas, promoção de palestras e cursos às pessoas que buscam o conhecimento, formalizando definitivamente a terceira fase do Movimento Cultural e o slogan “AVANTE!”.