Avançar para o conteúdo
Início » Publicações » Geral » A história do site Panelaspernambuco.com

A história do site Panelaspernambuco.com

Publicado em 12/12/2019 | Atualizado em 09/04/2025

logotipo estilo brasão do site Panelas Pernambuco

Tudo sobre o site Panelas Pernambuco, de pioneiro no compartilhamento de informações a acervo digital

O Panelas Pernambuco é um site (espaço na internet) que teve seu início em 2009. O estudante de informática Guilherme Amarino, criou um blog de conteúdo que tinha o objetivo de compartilhar e divulgar informações relevantes do município Panelas para o mundo, por meio da internet.

Como surgiu a ideia do site

Tudo começou com uma simples pesquisa no Google, sobre coisas relacionadas ao município: imagens, notícias, história, personalidades, a cultura local, porém nada com relevância foi encontrado. Com a decepção por não encontrar conteúdo atualizado, veio em mente a seguinte pergunta: por que o município de Panelas não tem conteúdo na Internet? Para se ter uma ideia da falta de informações, da época, nem mesmo o Google Mapas exibia a cidade de Panelas, não existia site governamental da prefeitura (este só foi disponibilizado um ano depois e não era atualizado com frequência).

Foi então que, após algumas análises, no dia 12 de dezembro de 2009, Guilherme Amarino (estudante de curso Técnico de Informática) junto com Renato Silva (amigo de infância), que viria a se tornar o primeiro colaborador do site, foi iniciado o projeto do “Blog Panelas Pernambuco: O Município em foco”, registrado sob o domínio www.panelaspernambuco.com, e um dos primeiros boletos pagos de registro de domínio contou com a ajuda dos amigos, que por vezes colaboravam com a produção de conteúdo para o site.

Com publicações de conteúdos originais: fotos, vídeos, artigos e notícias atualizadas do cotidiano, das festas, curiosidades, fatos relevantes, política e fragmentos da história do município, por conseguinte, se tornou referência em informações relevantes sobre o município de Panelas-PE, alcançando marcas de milhões de visualizações de conteúdo.

O nome do site

O primeiro nome pensado para o blog foi “O Panelinha”, entretanto, foi usado apenas para nomear o personagem mascote do site, e usado como logomarca do site durante 4 anos. E como o foco era o município, prevaleceu o nome mais objetivo que foi “Panelas Pernambuco”.

No primeiro ano na Internet, em 2010, o Blog Panelas Pernambuco obteve crescimento significativo nos acessos e visualizações, principalmente no período das grandes festas na região, como o Festival Nacional de Jericos e a Maratona de Cruzes.

Com o crescimento do site e o desenvolvimento de novas tecnologias da informação, o Panelaspernambuco.com ficou cada vez mais profissional e moderno, acompanhando as tendências digitais e o desenvolvimento profissional dos criadores, o que gerou mudanças visuais, gráficas, estruturais e da redação. Nesse período de transformação, o blog registrou, informou e divulgou muito conteúdo relevante e importante cujos quais colocaram o município Panelas-PE de uma vez por todas no mapa, ou na Internet.

Quem foram os colaboradores do site Panelas Pernambuco

Na missão de produzir, editar, divulgar e compartilhar informações na internet sobre o município e região, o site contou com a colaboração de várias pessoas, inicialmente o primeiro colaborador foi Renato João da Silva (formado em Técnico de Informática e graduado em Pedagogia). Entre os anos de 2014 a 2016 teve o convite para publicação das colunas de conteúdo relacionadas a Política por Pierre Logan (formado em Filosofia e Direito), Educação por Sheila Alves (formada em Letras) e Saúde por Janily Alves de Medeiros (formada em Enfermagem).

A coluna de conteúdo relacionado a Política, de Pierre Logan, mudou tudo para o site e para o município de Panelas, se tornando um dos pilares de conteúdo necessários e que mais se destacaram na região. Fazendo o mesmo lançar candidatura para Vereador nas eleições de 2020 e eleito como o segundo mais votado do município.

Com o apoio a iniciativas como o extinto jornal A Voz dos Cabanos e a Revolução Cultural Panelense, o site seguiu uma linha com mais foco na política, mantendo o princípio de “A Informação fica melhor quando compartilhada”. Apoiou também o Movimento Cultural Panelense que se tornaria, mais tarde, o Instituto Cultural Paidea.

Mais de uma década depois, milhões de visualizações, milhares de publicações e centenas de visualizações diárias do conteúdo, o site Panelas Pernambuco se tornou um verdadeiro registro digital da história de Panelas, pelo menos da história recente.

Em fevereiro de 2022, foi abandonado o formato de blog e o site passou a ser configurado e mantido como um acervo digital de informações do município de Panelas-PE, ou seja, o conteúdo publicado passou a ter caráter e objetivo informativo, e não mais de notícias do cotidiano e atualizações constantes (função que é realizada nos perfis das redes sociais: instagram e facebook, mantidas pelo site), contudo, todo o conteúdo já publicado no antigo blog Panelas Pernambuco foi migrado e permanece a disposição no site Panelaspernambuco.com.br.

 
10 anos compartilhando informações de Panelas-PE na Internet
Em 2019 o site completou 10 anos na internet.

Deixe um comentário