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Eleições 2016: Propostas dos candidatos a prefeito para a Educação em Panelas-PE

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Publicado em 22/09/2016 | Atualizado em 21/02/2022

Os candidatos ao cargo de prefeito do Município Panelas-PE disponibilizaram através do site do TSE suas propostas de governo. Confira quais as ações para a Educação.
Propostas para Educação - candidatos a prefeito de Panelas-PE

“Educação, a base para o desenvolvimento da sociedade”

A Educação é um dos principais fatores que propiciam o desenvolvimento da sociedade, a mesma deve ser o pilar de um país, um estado ou um município. A população deve se atentar as propostas dos candidatos ao cargo de Prefeito (Poder Executivo) para a Educação nessas Eleições Municipais.

Quais são as propostas dos candidatos para a Educação em Panelas-PE nas Eleições Municipais 2016?

Pensando nisso, o Panelaspernambuco.com disponibilizou as propostas dos candidatos para a Educação no Município Panelas-PE, confira a seguir!

Proposta de Governo – Joelma Campos (40)

EDUCAÇÃO

Este Plano reflete um enorme conjunto de ações que darão continuidade aos benefícios produzidos aos panelenses, que nos tem demonstrado reconhecimento pela atuação ao destino do município.

AÇÕES

O programa de Governo para o período 2017 a 2020 visa contemplar as seguintes ações:

  • Estimular através de campanha a inclusão de crianças, primordialmente nos distritos a matrícula nas Escolas de Ensino Básico, buscando para isso oferecer unidades mais próximas possível dos aglomerados distritais, evitando a evasão escolar e fazendo cumprir os planos de assistência social existentes;
  • Ampliar o Programa de Educação de Tempo Integral;
  • Manter o fornecimento de material didático, merenda, uniforme e transporte escolar de qualidade;
  • Ampliar e equipar as Escolas existentes e/ou criar novas unidades escolares visando erradicar os anexos das Escolas municipais hoje existentes;
  • Reestruturar a unidade escolar na comunidade do Quilombola;
  • Manter a melhoria das cozinhas e espaços destinados a distribuição da merenda escolar;
  • Continuar a elaborar projetos e buscar recursos para construção de quadras poliesportivas incentivando a prática de esportes e melhorias da saúde dos adolescentes, inclusive aqueles que apresentam obesidade prematura;
  • Garantir o acesso a leitura diversificada, através de aquisição de acervo de livros para as escolas e creches municipais;
  • Implantar através de seleção interna nas escolas com matrícula superior a duzentos alunos o “Psicopedagogo” profissional responsável para diagnosticar e fazer intervenção direta e indireta aos alunos que apresentarem “Problemas de Aprendizagem”;
  • Organizar um centro de atendimento com equipe multidisciplinar para os alunos com dificuldades de aprendizagem (psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicopedagogos e outros);
  • Proporcionar cursos de capacitação, dentro das necessidades educacionais e interesse dos educadores;
  • Fornecer Cursos técnico-profissionalizantes e empreendedorismo para alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, visando sua inserção no mercado de trabalho;
  • Incentivar projetos esportivos (escolares);
  • Reavaliar periodicamente o valor nutricional da merenda escolar e capacitação dos profissionais da Cozinha;
  • Discutir e elaborar formas de avaliação do desempenho dos professores para implantação de um sistema de incentivos (MERITOCRACIA);
  • Firmar parcerias com o Governo Federal para ampliar a oferta de turmas de alfabetização de jovens e adultos na área urbana e rural do Município, objetivando a redução dos índices de analfabetismo;
  • Implantar o Plano de Cargos e Carreiras do Magistério – PCC, através de reajustes e realização da avaliação de desempenho e progresso funcional dos servidores;
  • Fortalecer a gestão democrática participativa nas escolas, implantar e fortalecer conselhos escolares;
  • Elaborar e aprovar Regimento Escolar para as escolas da rede municipal.

Proposta de Governo – Lourinho (44)

EDUCAÇÃO

Melhorar a educação, resgatando a autoestima dos professores e o respeito por eles, que ao longo do tempo se perdeu, além de ofertar condições adequadas para o desempenho eficiente de suas funções e para o desenvolvimento de sua carreira.

AÇÕES

  • Criação de um grupo responsável por todos os dados de caderneta junto às secretarias desafogando o professor;
  • Alimentar o aluno com merenda de qualidade, com acompanhamento de um nutricionista;
  • Criação de uma coordenação que trabalhe toda a questão de conteúdos educacionais, materiais de trabalho, dados e estatísticas, objetivando a eficiência da educação e contribuindo com o professor, desafogando-o no seu dia a dia;
  • Desburocratizar a educação e reestruturá-la;
  • Criar programas que ocupem as crianças de todas as escolas buscando o aperfeiçoamento social, cognitivo, moral, e físico, buscando sempre a inserção de valores e respeito ao próximo, principalmente ao professor;
  • Criação de um programa de governo que vise valorizar o professor e descarregar o mesmo que vive em constante pressão na busca por resultados, comprometendo a sua qualidade de vida e a qualidade da educação;
  • Inserção de psicólogos nas escolas para o acompanhamento dos alunos e dos professores, na perspectiva de manter a qualidade do ensino que muitas vezes é prejudicada por falta de um acompanhamento profissional;
  • Implantação de jornada integral para alunos com dificuldades de aprendizagem;
  • Criação de oficinas de leitura para alunos com a presença de um professor;
  • Reestruturação do PCC- Plano de Cargos e Carreiras dos profissionais da educação;
  • Projeto de distribuição adequada de renda do FUNDEF de acordo com a habilitação de cada professor e suas pós-graduações;
  • Reorganizar e distribuir de forma justa todos os direitos aos professores que dizem respeito ao repasse do FUNDEB e a regulamentação da formação do conselho de educação;
  • Devolução dos direitos adquiridos que foram extintos;
  • Ampliação dos recursos didáticos nas escolas;
  • Conscientização dos pais de alunos com palestras que envolvam escola e comunidade;
  • Incentivar o aluno a melhorar seu próprio desempenho visando o mercado de trabalho;
  • Criar incentivos com objetivo de proporcionar aos alunos carentes condições dignas de acesso à faculdade, como por exemplo, a criação de uma bolsa-auxílio para ajudar nas despesas com materiais;
  • Implantar uma reprografia em todas as escolas, com o objetivo de um alcance amplo de todo material didático acessível, para um melhor desempenho do aluno no ensino–aprendizagem, além de facilitar a vida do professor;
  • Distribuição e aumento da frota dos transportes escolares gratuitos, proporcionando conforto e segurança nas viagens aos estudantes de nível superior e aos estudantes da zona rural, dos distritos e dos povoados;
  • Fortalecer a aprendizagem através da implantação de bibliotecas nas escolas, brinquedotecas e laboratórios de ciências de forma estruturados, organizados e equipados, oportunizando ao professor e ao aluno o desenvolvimento no trabalho de pesquisa e o contato com a prática científica, buscando o desenvolvimento cognitivo;
  • Criação de curso pré-vestibular incentivando o estudante a participar dos vestibulares e buscando suprir qualquer carência em sua formação para concorrer de forma igualitária com qualquer estudante;
  • Informatização das escolas de médio e grande porte propiciando ao aluno integrar-se dentro dos programas de informática, criando salas para aulas de informática e para consultas ligadas à internet;
  • Organizar e estruturar as creches com profissionais treinados e qualificados, dando respaldo necessário ao bom desempenho das creches em suas atividades, além da presença constante de um enfermeiro e visitas periódicas de um pediatra;
  • Construção de quadras poliesportivas nas escolas de médio e grande porte no município para incentivar a prática de atividades esportivas;
  • Criar um programa de incentivo aos alunos que se destacarem no decorrer do ano letivo;
  • Investir nas políticas de valorização dos profissionais da educação municipal;
  • Construção de um centro escolar profissionalizante;
  • Elaboração do plano municipal da educação.

Proposta de Governo – Professor Saraiva (31)

EDUCAÇÃO

Nossa proposta de governo, da coligação PANELAS PODE MAIS – PHS 31 E PTN 19. Começa pelos investimentos na educação municipal, preocupação maior, para construir um caminho de igualdade e justiça, onde o povo terá o orgulho de olhar para o futuro.

AÇÕES

  • Buscar direcionar recursos próprios e está em constante busca de recursos estaduais e federais para que não venhamos a falhar com a qualidade do ensino publico;
  • Dar qualificações e condições ideais a todos os agentes envolvidos no sistema educacional do município;
  • Fiscalizar e acompanhar o desenvolvimento educacional do município;
  • Implantação da jornada integral de ensino, com princípios de educação inclusiva, democrática e solidária;
  • Construção de creches escolares e de centros integrados de educação e lazer;
  • Aprimoramento dos programas de alfabetização de jovens e adultos, de capacitação para professores e da política de entrega dos uniformes e materiais escolares;
  • Aprimoramento do transporte escolar;
  • Reforma e recuperação de todas as unidades municipais de ensino.
Fonte das propostas – TSE, Sistema de Divulgação de candidaturas.


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