Publicado em 21/11/2010 | Atualizado em 06/07/2024
O site governamental da Prefeitura de Panelas-PE
Um sítio eletrônico ou sítio digital ou “saite” (pronuncia correta e escrita de acordo com as normas ortográficas do português, em inglês é “website” ou “site”) é um espaço ou domínio na internet com um conjunto de páginas de rede conectadas por hipertextos, disponíveis e acessíveis. Um site governamental, a exemplo o da Prefeitura de Panelas, é um espaço que reúne em um só lugar, serviços online para o cidadão e informações sobre a atuação de todas as áreas do governo.
SERVIÇOS DISPONÍVEIS NO SITE DA PREFEITURA DE PANELAS
O governo digital de Panelas, ou seja, os serviços disponibilizados em seu saite governamental, se baseia principalmente em informações para atender a Lei de Acesso a Informação (LAI – Lei n° 12.527, de 18 de novembro de 2011), como informações sobre Licitações, Seleções Simplificadas, Audiências Públicas e notícias das ações e atos da administração pública.
Tecnologia do site da prefeitura
A primeira tecnologia envolvida no site de uma prefeitura é o registro do domínio. De acordo com as exigências da LAI (Lei de Acesso à Informação), o site da prefeitura deve ficar disponível em um domínio governamental (exemplo: pe.gov.br). O órgão responsável em Pernambuco por esses registros é a Agencia Estadual de Tecnologia da Informação – ATI.
A segunda tecnologia envolvida para o site é a Hospedagem ou o local em serão armazenados os arquivos do site. Existem diversas opções de hospedagem para um site de prefeitura no mercado, o indicado é escolher uma hospedagem que tenha instalação facilitada de CMS (Sistema de Gestão de Conteúdos) como o do WordPress, com capacidade ilimitada de armazenamento de arquivos e tamanho em disco, pois existem muitos arquivos grandes que devem ser publicados, como leis, relatórios, entre outros. Além disso, é preciso ter uma boa quantidade de contas de e-mails disponíveis na hospedagem do site da prefeitura, para utilização de e-mails governamentais (exemplo: [email protected] ou [email protected]).
A terceira coisa envolvida para um site governamental ou não governamental funcionar, é o recurso humano, uma equipe qualificada tecnicamente para desenvolver e manter o site funcionando corretamente. Um site governamental precisa atender rigorosamente a Lei de Acesso a Informação e oferecer acessibilidade e usabilidade para todo tipo de usuário das ferramentas digitais que são disponibilizadas no seu Governo Digital.
A ferramenta principal a serviço da população é o Portal da Transparência, que é um site de acesso livre, no qual o cidadão pode encontrar informações e dados sobre como o dinheiro público é utilizado, além de se informar sobre assuntos relacionados à gestão pública. Essa página pode ser disponibilizada em domínio próprio (exemplo: transparencia.panelas.pe.gov.br), mas desenvolvida por terceiros, desde que atenda aos princípios de acessibilidade, usabilidade e principalmente o da transparência na divulgação de dados de interesse coletivo ou geral dos órgãos e entidades da administração pública.
Histórico
A prefeitura de Panelas disponibilizou seu website em novembro de 2010, um novo canal de comunicação da prefeitura na internet, para os cidadãos conferir os atos públicos e notícias da gestão do municipal.
Na época, esse tipo de espaço digital não era muito usado, e ainda não tinha leis rígidas que obrigavam as prefeituras a disponibilizar tais canais de acesso a informação. A Lei de Acesso a Informação, por exemplo, só veio a ser criada e entrar em vigor um ano depois, em novembro de 2011. A intenção desse tipo de página na internet, a princípio era o marketing da gestão, uma vez que os blogs e sites de notícias da época, não divulgavam e nem publicavam notícias positivas das prefeituras, com exceção das patrocinadas.
Antes de entrar no ar, o domínio na internet (panelas.pe.gov.br) ficou meses indisponível, mas em 21 de novembro de 2011 foi disponibilizado, e uma das primeiras publicações do site foi sobre o Festival Nacional de Jericos.
A partir de então, a página governamental da gestão municipal de Panelas ficou disponível para os moradores do município conferir os serviços públicos, as notícias, licitações, fotos jornalísticas, etc. Além disso, o ambiente virtual disponibilizou informações sobre as secretárias e telefones úteis para a população.
Bom dia!
Este site é da cidade de Panelas Pernanbuco?
Meu pai nasceu nesta cidade…
Estou colhendo informações sobre os meus antepassados…