Avançar para o conteúdo
Início » Publicações » Municipal » Informações e História do Munícipio de Panelas-PE

Informações e História do Munícipio de Panelas-PE

Publicado em 12/02/2014 | Atualizado em 03/08/2024

CONHEÇA O MUNICÍPIO PANELAS, PERNAMBUCO, BRASIL

Panelas é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Localiza-se no Agreste, na microrregião do Brejo Pernambucano. Administrativamente é formado pela sede Panelas e pelos distritos: Cruzes, São José do Bola e São Lázaro; e ainda têm os povoados Boca da Mata, Pau Ferro e Brejo de João Alves.

Ficha Administrativa do Município de Panelas-PE

  • Prefeitura de Panelas – CNPJ: 10.215.176/0001-14
  • Endereço: Rua Cel. Melinho – 55470-000
  • Telefone: (81) 3691-1156 / 1133 / 1111
  • Prefeito atual: Ruben de Lima Barbosa (mandato: 2021 a 2024)
  • Horário de atendimento: Segunda à Sexta, a partir das 07:30 às 13:30

Potencialidades Turísticas: Paisagens e Eventos

Panelas é uma cidade do interior pernambucano, conhecida no cenário nacional por ter sido palco de uma das batalhas mais importantes do Brasil a famosa Guerra dos Cabanos. Cidade onde nasceu Gregório Bezerra grande líder popular defensor dos trabalhadores rurais, e do poeta, escritor e repentista Oliveira de Panelas. Fundada ainda no século XIX preserva grandes objetos históricos como Engenho Amolar construído durante o Império, os sítios arqueológicos, as comunidades quilombolas do Sambaquim, a cultura popular, a Igreja Matriz do Bom Jesus, cartão postal da cidade as cachoeiras e bicas rurais e a Bica localizada no pé da serra com restaurantes e bares onde o turista pode desfrutar de um banho com água das nascentes.

As belezas naturais do município se evidenciam através das três serras que rodeiam a cidade. A Serra da Bica ou do Cruzeiro onde se encontra o mirante de onde é possível observar a cidade de Panelas, a cidade de Cupira e durante as tardes é possível apreciar um lindo pôr dos sol. A Serra dos Timóteos cenário de uma das batalhas da Guerra dos cabanos e onde possui um mirante natural e de lá é possível ver a cidade de um angulo diferente ao da Serra da Bica. E a Serra do Boqueirão formada por uma enorme rocha, rodeadas de vegetação.

vista da Serra da Bica Panelas-PE

Calendário Festivo:

No calendário festivo se destacam festas importantes como o Festival Nacional de Jericos que atrai dezenas de milhares de turistas para a cidade.

Tem a Maratona de Cruzes que é uma verdadeira celebração ao esporte: atletismo, ciclismo e futebol. O evento da Maratona é realizado atualmente no mês de setembro.

Ainda tem a Trilha da Emancipação realizada no dia 18 de Maio, Missa do Vaqueiro que é incorporado as festividades do Festival de Jericos, e o desfile de Carroças e Carros de Boi para o Casamento do Matuto na vila de Cruzes e de São José do Bola, esses últimos eventos são realizados no mês de junho como parte dos festejos juninas.

FUNDAÇÃO: Origem e História de Panelas-PE

Fundada pelo Capitão Francisco Rodrigues de Mello, oficialmente Panelas foi emancipada em 18 de maio de 1870 pela Lei Provincial nº 919.

Sua história de origem foi no fim do século XVII para o limiar do século XVIII, quando o capitão Francisco Rodrigues de Mello, residente em Garanhuns, foi obrigado a se mudar em decorrência de desentendimentos com duas famílias locais, assim decidiu morar definitivamente na sua propriedade no Sitio Olho D’ água das Panelas.

Francisco Rodrigues de Mello ergueu uma capela, no local onde atualmente se encontra a igreja matriz, e construiu também uma pequena casa perto da capela. A princípio a localidade era denominada “Sítio Olho D’agua das Panelas”, e a compra das terras havia sido realizada em 22 de janeiro de 1783 pela quantia de trezentos e oitenta e cinco mil reis (385$000rs).

A construção da capela foi em cumprimento a uma promessa que fez ao Bom Jesus dos Remédios: se ficasse curado da doença nos olhos, mandaria esculpir uma imagem e ergueria uma capela em sua honra.

Igreja Matriz, Senhor Bom Jesus dos Remedios - Panelas-PE

O nome Panelas é por situar-se entre três serras com a forma de uma trempe, que foram nomeadas de Serra da Bica, a Leste – onde se localiza a fonte que abastece a cidade de água; Serra do Boqueirão, ao Norte – a qual deve o nome à circunstância de ter somente uma passagem transitável; e Serra dos Timóteos, ao Sul – assim denominada por ter abrigado o panelense João Timóteo de Andrade, no levante conhecido como “Guerra dos Cabanos“.

Para a denominação do nome “Panelas” existem varias versões:

  • A primeira é que na Bica fonte de água localizada no pé da serra era comum a confecção de panelas de barro, produzidas pelos moradores do local.
  • A segunda é que foram encontradas muitas Igaçabas Indianas ( panelas e potes indignas onde os índios guardavam seus utensílios e até enterravam seus entes queridos).
  • A terceira é que as três serras (Serra do Boqueirão, serra dos Timóteos e Serra da Bica) que rodeiam a região tem a forma de uma “trempe de panelas”.
  • E a quarta é que as serras tem um formato de abóbada (A abóbada é uma construção em forma de arco com a qual se cobrem espaços compreendidos entre muros, pilares ou colunas). Formando assim três Panelas.
Bandeira do Município de Panelas-PE
Representação dos símbolos na bandeira do Município de Panelas/PE
  • Estrela amarela: Representa a emancipação politica do município
  • Leão da direita – Representa o Pode Executivo;
  • Leão da esquerda – Representa o Poder Legislativo;
  • Bandeira do centro do escudo – Representa trabalho e educação;
  • Balança e espada – Representam os produtos regionais: café e cana de açúcar;
  • Faixa verde e amarela Representam integração do município;
  • Monte ao fundo do escudo central – Representa a Serra da Bica e a vista panorâmica da cidade.

Localização do Município

Panelas fica localizada na Mesorregião Agreste Pernambucano; Microrregião Brejo Pernambucano;
Distância do Recife: 182 km;
Rodovias de Acesso ao Município: BR 232 E BR 104;
Municípios limítrofes: Norte: Altinho, Sul: Quipapá e Jurema, Leste: Lagoa dos Gatos, Cupira e São Benedito do Sul, a Oeste: Ibirajuba;
Área (Km2): 371,157, Altitude (m): 532, Temperatura Média Anual de 23º C;
População (Hab.): 22.991 segundo Censo Demográfico 2022;
Meses de Maior Incidência de Chuvas: Abril a Julho;
Principal Atividade Econômica: Comércio varejista e agricultura de subsistência.

Deixe um comentário