Publicado em 02/07/2019 | Atualizado em 21/02/2022
Município de Panelas vivencia projeto “Cidadania com Vez e Voz” do Ministério Público de Pernambuco. Iluminação pública, transparência, dificuldades de transporte de pacientes e marcação de exames foram pautas.
O município de Panelas vivenciou o projeto cidadania com vez e voz, uma iniciativa do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), e contou com a participação de estudantes, autoridades e membros da sociedade civil panelense.
Na manhã da segunda-feira (1º de julho), foi realizado mais um projeto de escuta da população, desta vez no Município de Panelas. A ação contou com membros do Ministério Público do Recife, além do Promotor de Justiça da comarca de Panelas, Filipe Wesley.
O evento aconteceu no salão do júri no Fórum de Panelas e contou com a presença também de estudantes, professores; autoridades do executivo e legislativo Municipal, como a prefeita Joelma Campos e o presidente da câmara de vereadores, Genilson Lucena; o Secretário de Administração e Assuntos Jurídicos, Sérgio Miranda Filho e a Secretária de Educação, Carine Vilar, também estiveram presentes.
Na ocasião foram abordados temas sociais como: Violência contra a mulher no âmbito doméstico-familiar e Pessoa idosa, a questão das drogas e a atuação do Ministério Público na resolução dessas demandas, também foi enfatizado a importância da denúncia sobre essas demandas sociais ou de interesse público que afetam a coletividade.
Alguns cidadãos que compareceram, tiveram a oportunidade de usar a palavra e levar suas demandas, e algumas denúncias foram apresentadas:
- Iluminação pública com cobrança indevida na zona rural do município;
- Problemas de transparência das informações;
- Dificuldades em relação a transporte de pacientes e marcação de exames médicos na Policlínica Municipal.
Infelizmente a presença da população panelense foi pequena neste evento, contou mais com a presença das autoridades municipais que deram justificativas sobre as reclamações apresentadas:
- Genilson Lucena, atual presidente do Legislativo Municipal, disse que não tinha conhecimento sobre o problema de transparência apresentado e que tomará as providências a fim de que a câmara possa se adequar as exigências do TCE.
- O Secretário de assuntos jurídicos da prefeitura, Sérgio Filho, justificou em relação aos exames e disse que a população às vezes faz exames sem haver a devida necessidade. E com relação a cobrança indevida de taxa de iluminação pública a moradores da Zona Rural, disse desconhecer o fato.
O objetivo do projeto “Cidadania com Vez e Voz” do MPPE é realizar uma mobilização social para que seja possível identificar e eleger problemas locais ou setoriais que precisam ser solucionados.
VOCÊ SABIA?
O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.
OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!