Publicado em 30/07/2013 | Atualizado em 21/02/2022
A comunicação através de telefones celulares cresce cada vez mais no país, já são mais de 265 milhões de aparelhos no Brasil segundo dados da Anatel. Mas, ainda existe regiões, localidades e distritos inteiros sem sinal de celular.
Panelas, município do interior do estado com mais de 25 mil habitantes, uma população crescente principalmente na região do distrito de Cruzes, localidade cuja qual ainda não foi beneficiada com a instalação de torres transmissoras do sinal de celular. Em 2004, quando chegou o sinal no município, de fato só na cidade sede (Panelas), o restante dos distritos: Cruzes, São José do Bola e São Lázaro, foram beneficiados apenas com as “migalhas” de sinal vindos de outras cidades e regiões que para se comunicar é preciso subir em algum ponto mais elevado.
Por que regiões como Cruzes não tem sinal de celular?
Cidades do interior como Panelas/PE não é atrativo para as operadoras, já que não tem um mercado consumidor grande o suficiente para cobrir os gastos com equipamentos e tecnologias instaladas nestas localidades, no entanto, existem leis que exigem que as operadoras façam uma cobertura em todo o território nacional, ou seja, que estejam presentes em todas as cidades do país. Se tiver sinal de celular em uma parte do município, no caso apenas na cidade sede, essas empresas já estariam cumprindo as exigências dos órgãos fiscalizadores.
Sinal de celular em distritos como Cruzes, precisaria haver um certo interesse das autoridades políticas locais, fazer com que as operadoras fizessem a cobertura de fato em todo o território municipal, beneficiando toda a população. Talvez quando Cruzes se emancipar o cenário mude, já que as operadoras teriam que instalar uma torre transmissora na região.
Dados da Anatel indicam que o Brasil terminou Junho de 2013 com 265,7 milhões de celulares e 134,35 celulares a cada 100 habitantes. Se não fosse a Internet, uma região sem sinal não faria parte do progresso. E de certa forma não faz, já que a tecnologia móvel aumenta as possibilidades da comunicação e são tecnologias que também dão acesso a Internet.
VOCÊ SABIA?
O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.
OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!