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Pesquisa Eleitoral

Publicado em 19/07/2024 | Atualizado em 15/08/2024

Divulgação de Pesquisas de Opinião Pública em Ano Eleitoral

As pesquisas eleitorais servem para várias coisas, a depender de quem as contrata. Empresas de comunicação as utilizam para gerar notícias. Já os partidos políticos e candidatos as utilizam para levantar informações sobre as preferências dos eleitores e, assim, poderem tomar as melhores decisões possíveis em relação às suas estratégias de campanha. Outra finalidade é usar como marketing para influenciar a opinião pública, caso o resultado seja positivo para o candidato.

Pesquisa Eleitoral - abordagem

ENTENDA MAIS SOBRE PESQUISA ELEITORAL

Na maioria das vezes, pesquisas eleitorais de opinião pública servem para a tomada de decisões. Sem elas, tais escolhas seriam essencialmente feitas com base em: achismos; pensamentos ilusórios ou; considerações equivocadas sobre a realidade.

Entretanto, em ano eleitoral, o principal objetivo de uma pesquisa eleitoral é a prospecção, ou seja, prospectar da maneira mais próxima possível, os resultados das eleições.

Portanto, as perguntas de intenção de voto são uma das formas mais usada para aferir a força eleitoral de cada candidato no momento da pesquisa. Na verdade, é a principal pergunta de um questionário de pesquisa eleitoral que ajuda na definição das estratégias de campanha dos políticos. Nesse caso, existem duas formas de se mensurar a intenção de voto: de maneira espontânea ou estimulada.

Entenda a diferença entre pesquisa estimulada e espontânea

As pesquisas que são divulgadas na mídia, normalmente apresentam dois tipos de resultados: o das pesquisas estimuladas e das pesquisas espontâneas. Este tipo de abordagem é muito utilizado em pesquisas realizadas antes do período eleitoral, época em que os pretendentes aos cargos públicos ainda não foram definidos.

Abordagem Estimulada – é passada uma lista para os entrevistados escolherem algumas das alternativas. São feitas através de um cartão com as alternativas ou com a leitura dos mesmos. Servem para se verificar quais são as opções mais relevantes entre as alternativas dadas. No caso da pesquisa eleitoral, são passados os nomes de eventuais candidatos para saber quais são os que mais estão bem na pesquisa segundo o eleitorado.
Abordagem Espontânea – é feita uma pergunta aos entrevistados sem dar nenhuma alternativa para resposta. A pesquisa espontânea serve para medir a lembrança da pessoa que participa do levantamento e a importância que eles dão aos questionamentos. Usando o exemplo da pesquisa eleitoral: seria perguntado em quem a pessoa votaria, mas não seriam dadas alternativas, assim, pode ver se o público está interessado nas eleições ou em quais dos candidatos.
É obrigatório o registro de pesquisa de opinião pública em período eleitoral?

Sim, existe uma Resolução no Código Eleitoral que dispõe sobre pesquisas eleitorais. Essa Resolução disciplina os procedimentos relativos ao registro e à divulgação de pesquisas de opinião pública, realizadas para conhecimento público, relativas às eleições ou às candidatas e aos candidatos.

A partir de 1º de janeiro do ano da eleição, as entidades e as empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou às candidatas e aos candidatos, para conhecimento público, são obrigadas, para cada pesquisa, a registrar, no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), até 5 (cinco) dias antes da divulgação, as seguintes informações (Lei n° 9.504/1997, art. 33, caput, I a VII e § 1º).

O registro de pesquisa será obrigatoriamente realizado via internet, por meio do PesqEle, disponível nos sítios (website) eletrônicos dos tribunais eleitorais. O registro de pesquisas eleitorais não implica obrigatoriedade de divulgação de seus resultados.

As pessoas responsáveis pela publicação da pesquisa não registrada ou em desacordo com as determinações legais, inclusive o veículo de comunicação social, poderão arcar com as consequências da publicação, mesmo que estejam reproduzindo matéria veiculada em outro órgão de imprensa.

Sobre Enquete

É vedada, no período de campanha eleitoral, a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral.

Entende-se por enquete ou sondagem o levantamento de opiniões sem plano amostral, que dependa da participação espontânea da parte interessada ou importe viés cognitivo de auto seleção e que não utilize método científico para sua realização, quando apresentados resultados que possibilitem à eleitora ou ao eleitor inferir a ordem das candidatas e dos candidatos na disputa.

Por que pesquisas eleitorais entrevistam apenas 400 pessoas em Panelas-PE?

Esse é o tamanho da amostra ideal, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 5%). Quando se faz pesquisa em uma população grande (o total do público ou grupo desejado), normalmente o interesse é no grupo como um todo, mas obter respostas de todo mundo é inviável e caro. Portanto, é selecionado um grupo menor e aleatório de pessoas para representar essa população, que no caso de pesquisas eleitorais é a quantidade de eleitores, em Panelas/PE tem 19.671 aptos – TRE-PE | Eleições 2024).

Fonte das informações: tse.jus.br | ibpad.com.br | institutophd.com.br

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