Publicado em 19/07/2024 | Atualizado em 15/08/2024
Divulgação de Pesquisas de Opinião Pública em Ano Eleitoral
As pesquisas eleitorais servem para várias coisas, a depender de quem as contrata. Empresas de comunicação as utilizam para gerar notícias. Já os partidos políticos e candidatos as utilizam para levantar informações sobre as preferências dos eleitores e, assim, poderem tomar as melhores decisões possíveis em relação às suas estratégias de campanha. Outra finalidade é usar como marketing para influenciar a opinião pública, caso o resultado seja positivo para o candidato.
ENTENDA MAIS SOBRE PESQUISA ELEITORAL
Na maioria das vezes, pesquisas eleitorais de opinião pública servem para a tomada de decisões. Sem elas, tais escolhas seriam essencialmente feitas com base em: achismos; pensamentos ilusórios ou; considerações equivocadas sobre a realidade.
Entretanto, em ano eleitoral, o principal objetivo de uma pesquisa eleitoral é a prospecção, ou seja, prospectar da maneira mais próxima possível, os resultados das eleições.
Portanto, as perguntas de intenção de voto são uma das formas mais usada para aferir a força eleitoral de cada candidato no momento da pesquisa. Na verdade, é a principal pergunta de um questionário de pesquisa eleitoral que ajuda na definição das estratégias de campanha dos políticos. Nesse caso, existem duas formas de se mensurar a intenção de voto: de maneira espontânea ou estimulada.
Entenda a diferença entre pesquisa estimulada e espontânea
As pesquisas que são divulgadas na mídia, normalmente apresentam dois tipos de resultados: o das pesquisas estimuladas e das pesquisas espontâneas. Este tipo de abordagem é muito utilizado em pesquisas realizadas antes do período eleitoral, época em que os pretendentes aos cargos públicos ainda não foram definidos.
É obrigatório o registro de pesquisa de opinião pública em período eleitoral?
Sim, existe uma Resolução no Código Eleitoral que dispõe sobre pesquisas eleitorais. Essa Resolução disciplina os procedimentos relativos ao registro e à divulgação de pesquisas de opinião pública, realizadas para conhecimento público, relativas às eleições ou às candidatas e aos candidatos.
A partir de 1º de janeiro do ano da eleição, as entidades e as empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou às candidatas e aos candidatos, para conhecimento público, são obrigadas, para cada pesquisa, a registrar, no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), até 5 (cinco) dias antes da divulgação, as seguintes informações (Lei n° 9.504/1997, art. 33, caput, I a VII e § 1º).
O registro de pesquisa será obrigatoriamente realizado via internet, por meio do PesqEle, disponível nos sítios (website) eletrônicos dos tribunais eleitorais. O registro de pesquisas eleitorais não implica obrigatoriedade de divulgação de seus resultados.
As pessoas responsáveis pela publicação da pesquisa não registrada ou em desacordo com as determinações legais, inclusive o veículo de comunicação social, poderão arcar com as consequências da publicação, mesmo que estejam reproduzindo matéria veiculada em outro órgão de imprensa.
Sobre Enquete
É vedada, no período de campanha eleitoral, a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral.
Entende-se por enquete ou sondagem o levantamento de opiniões sem plano amostral, que dependa da participação espontânea da parte interessada ou importe viés cognitivo de auto seleção e que não utilize método científico para sua realização, quando apresentados resultados que possibilitem à eleitora ou ao eleitor inferir a ordem das candidatas e dos candidatos na disputa.
Por que pesquisas eleitorais entrevistam apenas 400 pessoas em Panelas-PE?
Esse é o tamanho da amostra ideal, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 5%). Quando se faz pesquisa em uma população grande (o total do público ou grupo desejado), normalmente o interesse é no grupo como um todo, mas obter respostas de todo mundo é inviável e caro. Portanto, é selecionado um grupo menor e aleatório de pessoas para representar essa população, que no caso de pesquisas eleitorais é a quantidade de eleitores, em Panelas/PE tem 19.671 aptos – TRE-PE | Eleições 2024).
Fonte das informações: tse.jus.br | ibpad.com.br | institutophd.com.br