Publicado em 22/10/2009 | Atualizado em 31/05/2024
Informações históricas de Panelas, enquanto primeiro distrito sede municipal.
Histórico
No fim do século XVII e início do século XVIII que o capitão Francisco Rodrigues de Mello, residente em Garanhuns e cobrador de dízimos na região da qual Panelas fazia parte, comprou uma gleba de terras ao norte dessa localidade. Hoje, essa parte de terras tem o nome de Patrimônio e pertence à Paróquia.
O capitão erigiu uma capela, no local onde atualmente se acha a igreja matriz; construiu também uma pequena casa, perto da capela. O local ficou conhecido por “Fazenda Panelas” e depois pelo topônimo de Panelas de Miranda, “Panelas” em face de situar-se entre três serras e “Miranda” por causa do sobrenome dos descendentes do ilustre proprietário e fundador: José de Miranda Santiago, Manoel de Miranda Santiago, Manoel Guilhermino de Miranda, Demócrito de Barros Miranda.
As serras tomaram os nomes: “Bica”, a Leste, onde se localiza a fonte que abastecia a cidade de água; “Boqueirão”, ao Norte, a qual deve o nome à circunstância de ter somente uma passagem transitável; “Timóteos”, ao Sul, assim denominada por ter abrigado o panelense João Timóteo de Andrade, no levante conhecido como “Guerra dos Cabanos“.
O capitão Francisco Rodrigues de Mello mandou confeccionar imagem do Senhor Bom Jesus dos Remédios, no tamanho de um homem, em madeira de cedro, trazendo-a em procissão de Petrolina até Panelas e colocando-a na capela. É ainda hoje o santo padroeiro da cidade.
Histórico da Formação Administrativa do primeiro distrito de Panelas
Tornou-se distrito de Panelas, pela Lei Provincial nº 157, de 31 de março de 1846. Esse distrito perdurou até 18 de maio de 1870, quando teve a sua emancipação assegurada pela Lei Provincial nº 919, que concedeu foro de cidade à Vila de Panelas, passando a ser tratada popularmente apenas pelo nome de Panelas.
O primeiro prefeito constituído foi o tenente Antônio José Gonçalves Pires Ferreira, para o período de 1891 a 1895 administrar o Distrito de Panelas (sede municipal).
- No quadro fixado para vigorar no período de 1944 a 1948, o município é constituído de dois distritos: Panelas e Cupira, a administração do prefeitos coronel José Rufino de Melo e Silva (1942-1946 e 1947-1948).
- Pela lei estadual nº 1818, de 29-12-1953, durante a administração do prefeito Manoel Sizenando Gomes (de 1951 a 1955), foi desmembrado do município de Panelas o distrito de Cupira, o qual foi elevado à categoria de município.
- Em divisão territorial datada de 01-07-1955, o município é constituído apenas do distrito sede Panelas (1º Distrito).
Fonte das informações: Arquivos Municipais e História oficial.
MEU PAI E MINHA MÃE NASCERAM AI EM PANELAS HOJE NOS MORAMOS NO INTERIOR DO ESTADO DE SAO PAULO EM PRESIDENTE EPITACIO…MEUS VEIOS TEM MUITA SAUDADES DAI…ABRAÇOS PRA TODOS PANELENSES..E FAMILIA SIQUEIRA ,CANDIDO E MORAES..
Minha mãe nasceu em Panelas, na decada de 50 e viveu lá até os dezoito anos e guarda boas recordações da região. Já foi visitar a Cidade Natal duas vezes nestes longos anos, sempre encontra uma ótima receptividade.
visitei a cidade de panelas pela 1ª vez em 1194
e mim apaixonei por essa cidade quando posso vou a festa do jerico
Olá!Nasci em Panelas, minha familia mudou para São Paulo quando eu tinha 2 anos de idade, na semana passada estava em Cupira na casa de um primo e ele me levou até Panelas para conhecer, foi um momento muito importante em minha vida, pois depois de 55 anos estava conhecendo o lugar em que nasci.Foi emocionante ver os locais que de alguma forma fazia parte da minha história.
Sou do Rio de Janeiro,vim morar aqui em panelas em 1999,pense numa terra abençoada,estou morando ja faz uns 10 anos não penso nem na minha terra natal mais aqui é meu lugar,me acolheram super bem e hoje ate trabalho na Câmara de vereadores.Quem quer vim descansar aqui é o lugar.venham conhecer.
Meus pais e avós são de Panelas de Miranda fui pela 1°vez em 2005 ai conheci meu esposo hj moro em São Paulo depois de 2005 não voltei mais hj fico contando as horas para chegar logo o final deste ano para voltar para Panelas criar meu filho e não ter que voltar mais para São Paulo
meu nome é guilherme nasci aqui em panelas e hoje com treze anos me apaixonado por essa cidade