O Nome Panelas
Para alguns pesquisadores, a palavra que dá nome à cidade natal de Gregório Bezerra, Rafael de Barros, Oliveira de Panelas e minha também, originou-se da tradição dos antigos habitantes, especialmente os índios, na manufatura de panelas de barro. Outros atribuem a denominação à geografia urbana, comprimida entre os sopés de suas serras. Fico com a primeira versão. Ora, a palavra está registrada no plural (“Panelas”), a indicar a existência de uma cultura de artefatos de barro produzidos pelos antepassados.
A localização da cidade, vista do topo de uma das três proeminentes serras, pode, quando muito, lembrar uma panela, mas uma só. No singular! Por outro lado, soa desproposital comparar o conjunto geográfico de suas terras a trempes de panelas – a menos que se admita um gigantesco triple de serras para assentar panelas colossais, com vários quilômetros de diâmetro, vindas de outros planetas!
Mesmo assim, e apenas como reforço de argumento final, o nome não poderia ser Panelas. Na melhor das hipóteses, seria Trempe, ou, com mais esforço ainda, “Trempes”.
Por José Alexandre Saraiva
VOCÊ SABIA?
O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.
OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!