Avançar para o conteúdo
Início » Publicações » Educação » MEC: Novo Ministro da Educação é professor e filósofo

MEC: Novo Ministro da Educação é professor e filósofo

  • por

Publicado em 31/03/2015 | Atualizado em 21/02/2022

O Governo anunciou Renato Janine Ribeiro para assumir o Ministério da Educação (MEC). Professor titular da Universidade de São Paulo com doutorado em filosofia. Ele ensinou por 20 anos na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP com ênfase em ética e filosofia política.
A presidenta da República Dilma Rousseff convidou nesta sexta-feira (27/03), o professor doutor Renato Janine Ribeiro para assumir o cargo de ministro da Educação. Segundo o governo federal, a posse será no próximo dia 6 de abril. O convite foi feito após a saída de Cid Gomes, cujo o cargo de ministro da Educação pertencia, Cid havia assumido em 02/01/2015 o cargo logo no início do mandato de reeleição de Dilma, mas, pediu demissão em 18 março após crise com deputados.
Renato Janine Ribeiro o novo Ministro da Educação
Foto: Renato Janine Ribeiro
Segundo pesquisadores, gestores e especialistas da área, um nome como Janine Ribeiro é bem recebido por causa de sua experiência tanto em sala de aula e em cargos de fomento de pesquisa e avaliação educacional, quanto por seu trabalho de pesquisa acadêmica nas áreas de filosofia política, ética e democracia.
É uma indicação positiva por ser um nome técnico e respeitado. Ele é um grande filósofo. Eu diria que é um dos meus filósofos preferidos no Brasil de hoje. A presidente Dilma demonstrou um cuidado de não usar o ministério nas negociações partidárias, isso é muito bom. Ao contrário do que fez na escolha de Cid Gomes, que foi uma indicação para acomodar partidos. Não sei se ele vai se preocupar com educação de base ou se vai continuar como os ministros do governo Lula e Dilma que se preocupam mais com o ensino superior. Investir no ensino superior dá voto. Mas é uma ilusão achar que o ensino superior pode ser de qualidade com educação de base catastrófica como está no Brasil.” Disse o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), ministro da Educação no governo Lula.
No currículo acadêmico de Janine Ribeiro, os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica são: Thomas Hobbes, democracia, filosofia política, Brasil, filosofia, política, república, teoria política, Inglaterra e universidade.
Desde vários anos se tem interessado em pensar uma filosofia política que leve em conta sociedades ocidentais “dissidentes”, como a brasileira e outras de Terceiro Mundo, que dão maior importância ao afeto na vida pública. Entre seus principais interesses, estão a natureza teatral da representação política e as dificuldades na construção da democracia no Brasil“. Diz Janine Ribeiro no seu site oficial.
Fonte das informações: G1

P.S. Renato Janine Ribeiro já teve obra citada neste site, em um dos primeiros artigos da Coluna Política de Pierre Logan: Política para você não ser idiota


VOCÊ SABIA?

O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.

OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!

Etiquetas:

Deixe um comentário