A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu novo reajuste para a conta de luz. Os consumidores residenciais terão um aumento de 11,50%, incluindo os de baixa renda.
O reajuste foi definido na terça-feira (26/04) pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em Brasília e vai entrar em vigor na próxima sexta-feira (29/04). O consumidor pernambucano residencial vai pagar 11,5% a mais na conta de energia elétrica a partir da data cujo reajuste entra em vigor.
O aumento da conta de energia reflete vários fatores. O primeiro é a própria inflação, que está em alta. O segundo é o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), usado para corrigir o contrato de concessão da Celpe, e que ficou em 11,56% nos últimos 12 meses. Os outros fatores são variáveis tão diversas como o custo da geração de energia, as despesas que ocorreram com as térmicas em 2013 e 2014 por causa da falta de água nos reservatórios das hidrelétricas e os encargos setoriais (uma espécie de taxa cobrada na conta de todos os brasileiros).
O aumento da energia traz impacto para toda a cadeia produtiva, aumentando os custos do comércio e da indústria e retroalimentando uma velha conhecida que corrói os salários e aprofunda a crise: a inflação. Resta ao consumidor economizar a energia elétrica o máximo possível para não ter uma surpresa desagradável na hora que a conta de luz chegar!
Fonte das informações: JC Online
VOCÊ SABIA?
O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.
OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!