A Educadora Inês Costa de Andrade, “Dona Inês” como era conhecida, foi referência em educação na cidade de Panelas, responsável pela alfabetização de inúmeros panelenses.
Nascida em 21 de Março de 1918, Inês Costa de Andrade, filha de José Raimundo da Costa e Maria Barbosa de Souza (ambos agricultores). Desde cedo mostrava um interesse enorme pela educação, aos 7 anos pediu aos pais que a matriculasse numa escola, aprendendo assim a ler e a escrever, numa época de dificuldades e de pouco acesso a educação, Inês foi a única das filhas que teve a oportunidade de estudar.
Dona Inês foi professora da rede municipal e estadual e fundou a Escola Santa Inês, hoje administrada pela família. Há mais de 70 anos era casada com Antônio de Andrade Neto (bisneto de João Timóteo de Andrade, líder da Revolta dos cabanos em Panelas-PE), assim como tantos outros panelenses tem sua história ligada a história do município “terra dos cabanos”.
Falecida em 03/12/2014 aos 96 anos, Panelas perdeu mais uma personalidade que ajudou a construir a história dessa cidade, Inês Costa de Andrade, Dona Inês.
VOCÊ SABIA?
O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.
OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!