Publicado em 02/09/2015 | Atualizado em 21/02/2022
O estudo reúne 16 parâmetros de infraestrutura urbana, saúde, educação, renda e trabalho. Quanto maior o índice, piores são as condições de vida da população. A melhoria foi mais intensa nos indicadores de trabalho e renda, e menor na área de infraestrutura urbana, segundo o Ipea. Ao analisar os dados, o instituto reconhece a permanência de “um quadro de disparidades regionais”, com a concentração das populações “mais vulneráveis” no Norte e no Nordeste. O problema se agrava em estados como Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rondônia e em parte da Bahia.
Em Panelas o IVS está em 0,484, 0,70 pontos acima da média do Estado de Pernambuco e 0,158 acima da média no País. No mesmo estudo do Ipea, Panelas apresenta um IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de 0,569. O IDHM varia de 0 a 1 e quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano, ao contrário do IVS. O município teve uma década para melhorar seus índices tanto de Vulnerabilidade Social como o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal e, ao analisar a tabela acima (imagem 02), observa-se que em 10 anos Panelas caiu apenas 0,106 no IVS, enquanto que melhorou 0,167 no IDHM.
VOCÊ SABIA?
O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.
OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!