Publicado em 12/11/2016 | Atualizado em 21/02/2022
Essa semana o vice-presidente de gerenciamento de produto do Facebook disse que irão trabalhar mais para eliminar as notícias falsas na rede social.
Não é novidade que vez e outra encontrarmos notícias e informações falsas na rede social Facebook, o termo para isso é “fake”. E está se tornando um problema maior a ser resolvido, visto que o mesmo cresce à medida que a rede cresce.
Em informações publicadas pelo site Olhar Digital: As notícias falsas seguem aumentando no Facebook, mesmo depois de a empresa ter anunciado que trabalharia para resolver o problema. Nesta semana, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama chegou a reclamar da “nuvem de ‘poeira do absurdo'” criada pelas mentiras. Na quinta-feira (10/11), Adam Mosseri, vice-presidente de gerenciamento de produtos da rede social, reconheceu que há muito trabalho a ser feito.
Segundo o executivo, o Facebook está trabalhando para combater a propagação das notícias falsas. “Apesar destes esforços, entendemos que há muito mais que precisamos fazer, e é por isso que é importante que nós continuemos a melhorar nossa capacidade de detectar a desinformação“, explicou.
As notícias falsas, ou os “fakes” (termo em inglês que significa falso ou falsificação) estão por toda parte na rede, inclusive em outros produtos do Facebook como o WhatsApp, onde vez e outra recebemos notícias e informações sobre alguém que está desaparecido, casal que está raptando crianças, fato político que não existe ou como fazer determinadas coisas para não perder a privacidade das informações na rede social.
Os avanços nas tecnologias de comunicação tornaram o mundo um lugar de fácil acesso a informação.
Os avanços nas tecnologias de comunicação tornaram o mundo um lugar de fácil acesso a informação. E graças a Internet, qualquer um em qualquer lugar pode acessar e/ou compartilhar com todos de tudo. Esse é o cenário perfeito em que assuntos sobre educação, política, saúde, criminalidade, ganham rapidamente os blogs, as redes sociais, as rodas de conversas, e assim acabam exercendo influência na vida das pessoas.
Antes de sair compartilhando e comentando sobre algo, que de certa forma tem relevância para as pessoas e para a sociedade, analise as informações e verifique o grau de responsabilidade da pessoa ou do veículo propagador. Cuidado com o que ler e compartilha nas redes sociais, pois, por mais que o Facebook tente melhorar as detecções de desinformações, o principal fator gerador e propagador de conteúdo na rede é você usuário.
Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas,
Blogueiro fundador e editor de conteúdo do Panelaspernambuco.com
VOCÊ SABIA?
O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.
OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!