Publicado em 03/01/2014 | Atualizado em 21/02/2022
“Quanto tempo vai demorar para que o Brasil se recupere dessa grande crise de epilepsia ideológica?“
Essa é a frase que abre a matéria opinativa do jornal SP em Noticias de São Paulo (SP). E opinião de um panelense, cujo o panelaspernambuco.com trás na integra o texto da matéria. Na mesma, fala-se ainda da sua cidade natal. Confira a seguir com exclusividade o texto publicado na edição de Dezembro (2013) do jornal da capital paulista.
Epilepsia ideológica
Quanto tempo vai demorar para que o Brasil se recupere dessa grande crise de epilepsia ideológica? Difícil saber. Nossa governanta, Dilma, implora a senha do facebook de volta, mas Obama não devolve: Briga de criança. Enquanto isso, o deputado, Natan Donadon, exerce seu mandato de dentro de uma penitenciária, embargos infringentes no supremo, e equívocos do governo na economia. Tenho dúvidas se vivemos em um estado democrático ou numa esquizofrenia coletiva, obtusa e babaca, onde pseudorrepresentantes demagogos, fracos e oportunistas dizem defender interesses do povo. Não se ouve sequer um apito de revolta nas ruas. Seria bundamolice ou incapacidade de perceber o óbvio? Ou seriam os dois?
No Rio não é permitido mascaras, com exceção da que os políticos usam, é claro. Pensando por outro lado, costumamos atribuir a culpa toda aos políticos, mas constantemente vemos os mesmos serem reeleitos. Tudo isso leva-nos a seguinte questão: Seriam os votos uma forma de participação na escolha de alguém para determinada função, ou opiniões simplistas de meros autômatos?
Quando eu pensava que já tinha visto de tudo nessa vida, recebo um email de minha cidade natal, Panelas, no interior de Pernambuco, onde estão gastando dinheiro público para aterrar um açude. Isso mesmo: ATERRAR UM AÇUDE! Seria menos assustador se a cidade não tivesse passado por uma das maiores secas de sua história, no primeiro semestre desse ano, chegando, inclusive, a cancelar o Festival Nacional de Jericos, festa tradicional que atrai turistas de outros países. E aí, falta de senso, ou jumentês explicita?
Como será o futuro de nossos filhos, já que nas escolas (ou fabricas de papagaio) não há uma aula que diga o que fazer diante de uma representação tão nociva? No ensino médio decoramos fórmulas, e estudando cadeias carbônicas, mas saímos sem saber para que serve um deputado (solto).
Penduramos nossos pecados em um varal para que possamos usá-los em outro dia. Concordamos tacitamente com tudo e ensinamos a nossas crianças como obedecer mecanicamente às leis ruins, que nos foram impostas, até que sejam revogadas por outra pior ainda. Estudamos, e aprendemos que é perigoso pensar fora da caixinha. Adiamos a guerra e, com isso, já dizia Maquiavel, beneficiamos o inimigo.
VOCÊ SABIA?
O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.
OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!