Publicado em 04/10/2014 | Atualizado em 21/02/2022
Período eleitoral e o assunto mais falado é Política. Em Panelas não é diferente, o município não tem grande expressão para definir o resultado de uma eleição presidencial, mas do legislativo estadual tem, e visando isso, candidatos ao cargo de deputados estaduais e federais sempre aparecem por aqui em busca de votos (questão bem abordada no artigo de Pierre Logan: “A volta dos deputados“).
De repente um candidato desconhecido se torna conhecido porque um político do município o apoia e o coloca para a sociedade como o salvador da cidade, aquele que trará o tão esperado desenvolvimento e consegue das urnas panelenses seus 4, 5, 6 mil votos. Mas e a cidade? O município o que consegue? A cidade é uma espécie de associação, a união de pessoas forma uma comunidade, a associação de comunidades forma uma cidade e, consequentemente, as cidades o Estado. Eis a importância de refletir e analisar o voto para um candidato do poder legislativo. Os eleitos serão os representantes das cidades.
Panelas tem cerca de 20 mil eleitores, a cidade contribuirá para eleger três deputados estaduais e três federais, já que o município hoje se encontra dividido em três principais grupos políticos e cada grupo apoia candidatos diferentes:
Candidatos a Deputado Estadual com apoios de grupos políticos em Panelas-PE. |
Deputados Federais com apoios de grupos políticos em Panelas-PE. |
- Grupo de Fred Moreira Lima (ex-prefeito de Panelas) apoia Clodoaldo Magalhães para deputado estadual e Wolney Quiroz para federal;
- Grupo de Lourinho (líder da oposição, uma espécie de esquerda) apoia Vavá Rufino para estadual e Mozart Sales para federal;
- Grupo de Sérgio Miranda (atual prefeito de Panelas) apoia Guilherme Uchoa para estadual e Fernando Monteiro para federal.
Imagine se todos esses candidatos conseguissem se eleger, o quanto de representatividade Panelas teria no parlamento estadual. O quanto de projetos e desenvolvimento poderia vir para o município. O que falta? Politização da população, consciência política para exigir daqueles que os representam. Interesse individual não constitui um bem para a cidade.
“Cada cidade é uma comunidade política estabelecida em ordem a um bem”, assim é a consideração sobre a natureza da cidade na obra Política de Aristóteles. Isso nos leva a abordar o assunto política de maneira imparcial nesse blog, pois como qualquer cidadão de bem, procuramos o bem para nossa cidade (nosso município). Os eleitos se tornaram representantes do Estado, e já que “a cidade é a forma mais elevada de comunidade e tem como objetivo o bem mais elevado”, ainda segundo Aristóteles, devemos então ter uma consciência coletiva para alcançar um bem maior e coletivo.
VOCÊ SABIA?
O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.
OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!