Mudanças nas normas podem deixar mais barata a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.
Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou, na segunda-feira (17 de junho), a resolução que altera as regras vigentes na formação de motoristas no Brasil. As medidas, que entrarão em vigor em setembro deste ano, prometem desburocratizar o processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
As mudanças nas regras para obtenção da CNH promete reduzir o preço desembolsado pelos candidatos e o tempo de preparação antes do temido exame de direção. A previsão é de que o preço caia para os futuros condutores em até 15%.
Entre as principais mudanças, diminuiu de 25 para 20 horas o período mínimo de aulas práticas feitas por alunos que pretendem tirar a CNH de categoria B, antes da realização de uma prova. Além disso, os centros de formação de condutores não serão mais obrigados a dispor de aparelhos para simulação de direção no trânsito, atividade que passa a ser facultativa nos cursos em todo o país.
No caso da categoria A de habilitação (que inclui motocicletas), a exigência mínima de aulas práticas segue estipulada em 20 horas. Em ambas as categorias, há a obrigatoriedade de que ao menos uma aula seja realizada no período da noite – antes, eram exigidas cinco horas de aulas noturnas.
A resolução, publicada no Diário Oficial da União, não define diretrizes para as categorias C, D e E de CNH, que formam motoristas de veículos que transportam cargas e podem levar mais que oito passageiros.
Fontes: Veja | Correio Braziliense
VOCÊ SABIA?
O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.
OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!