Avançar para o conteúdo
Início » Publicações » Política » Ano de Eleição, ano de pesquisas erradas

Ano de Eleição, ano de pesquisas erradas

Publicado em 22/09/2012 | Atualizado em 19/07/2024

Ano eleitoral e as pesquisas eleitorais

Em algum momento, em alguma casa, de algum distrito no município de Panelas, alguém pergunta em quem o eleitor vai votar? Isso não é ensinar a votar, isso é pesquisa política, e no final, será uma pesquisa feita de forma errada.

Ano de erros

O ano era 2012, ano de eleições municipais, ano de estatísticas, ano de pesquisas que não deram certo. Pois não há como prever o que vai acontecer nas urnas. Se bem que algumas pesquisas chegam perto dos resultados ocorridos no dia da eleição. No entanto, tais pesquisas que conseguem esse feito, têm métodos e formas de serem feitas. E não será visitando a casa dos moradores e perguntando em quem ele vota que se chegarão a um resultado confiável.

“Não existe voto perdido, existe voto errado”

Panelaspernambuco.com.br

Já foi dito que as pesquisas eleitorais influenciam no resultado final, isso gerou uma corrida aos números da vitória nas urnas, através de pesquisas fraudulentas ou erradas. Muitos eleitores ainda acham que perder o voto é votar no candidato que perde. Não é bem assim, não existe voto perdido, existe voto errado.

De um jeito ou outro, os candidatos sabem que os números nas pesquisas de intenção de voto dão resultados. Mas, existe legislação para regulamentar as pesquisas eleitorais feitas por algum instituto ou empresa, e elas devem ser registradas na Justiça Eleitoral.

Em Panelas não se tem conhecimento de nenhum instituto de pesquisa fazendo “PESQUISAS”, portanto as pessoas que chegam na sua porta perguntando em quem você vota, no final, o resultado coletado não tem a mínima credibilidade. E se nos casos das pesquisas legitimas realizadas por institutos estatísticos sérios, ainda assim podem conter erros, imagine as pesquisas feitas por funcionários ou participantes da campanha eleitoral do candidato.

Como deveriam ser feitas as pesquisas?

No Brasil há cidades gigantescas (tal como São Paulo, com mais de 10 milhões de pessoas) e outras pequenas (como Panelas – PE, com menos de 30 mil habitantes). Obviamente, é muito mais difícil fazer uma pesquisa para prefeito em São Paulo do que em Panelas-PE.

Em ambos os casos, seria utilizada a técnica estatística de amostragem, através da qual é possível entrevistar aleatoriamente (respeitando-se certos estratos) uma pequena porção dos moradores (amostra). Dependendo do tamanho amostral coletado, há um erro estatístico associado, que são os famosos “pontos percentuais” que todos vemos na televisão quando são divulgados resultados de eleições.

Assim, com base nessa amostra são feitas deduções para toda a população da cidade, gerando estatísticas com um alto grau de confiabilidade. No entanto, não há como obter 100% de certeza nestas pesquisas. Mas, assim ao menos teria credibilidade.

 

Fonte das informações e adaptação:
Revista Calculo | Instituto PHD


VOCÊ SABIA?
O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.

OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!

Deixe um comentário