Avançar para o conteúdo
Início » Publicações » Política » A CÂMARA QUE NOS ENVERGONHA

A CÂMARA QUE NOS ENVERGONHA

  • por

Publicado em 28/08/2017 | Atualizado em 21/02/2022

CÂMARA QUE NOS ENVERGONHA

Semana passada eu escrevi um artigo aqui neste site chamado: Vereadores, um time de rivais. Elogiei o fato dos edis terem se esforçado, discordado inicialmente e finalmente terem pressionado o executivo para que ele corrigisse o erro amador e maldoso que tinha cometido na questão que concerne aos direitos dos professores. “Lamentrágico” é o desgoverno panelense e o resquício sobejo do imbecilismo reinante na maioria absoluta dos Vereadores que não nos representam. Temos hoje infelizmente homens fracos a frente de um dos poderes mais importantes, para não dizer o mais importante de todos os Poderes.

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE) foi extremamente claro nos motivos e não deixou a desejar em suas explicações que são contundentes e completamente precisas. Lamentavelmente temos Comissões na Câmara lideradas por indivíduos extremamente incultos, e pior: covardes; porque incultura nunca foi defeito, mas pusilanimidade é uma das falhas morais mais difíceis de cura. Observe que não usei a palavra ‘medo’. Usei a palavra covardia, pois entendo que “medo é excesso de imaginação e covardia falta de caráter”. Não vou apenas construir uma narrativa de demolição do sergianismo e seu modelo espúrio de politicagem, vou parafrasear os técnicos do TCE e no final do artigo publicar o link para a tramitação do processo que recomendava a rejeição das contas do Ex-prefeito do Município das Panelas, Sr. Sérgio Miranda.

A recomendação das contas do ex-digestor municipal versou sobre dois pontos principais e absurdamente graves. O primeiro ponto foi um apontamento da falta de compromisso que o supracitado ex-prefeito teve com a educação. Não elaborou o Plano Municipal de Educação (PME), documento sério que é usado para nortear o desenvolvimento da educação de todo o Município. O pior é que aquele lema de que permanecer no erro é burrice se aplica bem aqui, pois a irregularidade já havia sido observada nos exercícios de 2010 e 2011, como informa o parecer da auditoria.

O segundo ponto é bem mais sério que o primeiro, pois versa sobre a falta de repasse da contribuição devida ao RGPS, referente a parte patronal, isso implica no aumento do passivo do Município ante ao REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA, pois a auditoria constatou a ausência de recolhimento de nada menos que R$ 702.257, 05, correspondente a 43, 8% do valor devido da contribuição no exercício (R$ 1.604.054,14). Essa irregularidade é grave e assombrosamente nefasta, pois , no futuro, acarretará injustificáveis danos aos cofres públicos com o pagamento de multas e juros sobre a dívida a ser constituída e cobrada pelo INSS, ensejando, graves danos ao município como não é difícil de ser observado.

Chamo o ex-prefeito de ex-digestor porque não se pode chamar um atropelo de ultrapassagem. Não se pode afirmar que Sérgio Miranda foi um bom prefeito sem insultar a própria inteligência de quem afirma. Muitos têm um carinho interesseiro pelo desgoverno que não tem compromisso nem em assumir os próprios erros, apenas acusa seus críticos de apontarem os defeitos salientes e perceptíveis. O executivo é hoje um tipo de “ninho de parasitas” que fala em capacidade e em investimento em educação, quando a prefeita se mostra extremamente inculta e incapaz até mesmo de falar, já que leva sua incompetência e a presença da maioria dos seus asseclas apenas para ouvirem silenciosamente os fétidos discursos sofísticos e sem fundamento do ex-prefeito do município.

Será que temos representantes tão incompetentes e incapazes que necessitamos que um ex-digestor fale ilegitimamente em nome deles?

Será que precisamos de representantes que ganhem hipersalários para compor Comissões de analfabetos que nada fazem além do que mandam eles fazerem?

Será que estamos assim tão ultrapassados que em plena era digital ainda caímos nas arapucas mentais de politiqueiros e oportunistas?

Será que na época da educação e comunicação em rede, comunicação veloz, chips e aparelhos de armazenamentos de memórias esqueceremos de maneira tão amnésica os desmandos dos mandatários da ilegitimidade sergianista?
Panelas precisa de uma mudança radical em toda sua estrutura administrativa, mas essa reforma só será possível com a colaboração dos que realmente anseiam pela mudança. Precisamos que as pessoas se manifestem e tenham a coragem de erguer a mão e numa atitude de coragem e desprendimento diga de punhos cerrados que não aceita ser escravo de politiqueiros amestrados por politiqueiros déspotas que, como parasitas, não param de sugar o suor, o sangue e a esperança desse povo trabalhador do nosso município. Precisamos repudiar publicamente e diariamente o tipo de atitude dos Vereadores que apoiaram o desfalque na parte patronal da previdência do município e o descaso com a educação, pois quando eles deixam de rejeitar as contas de quem não se preocupou em fazer seu papel com excelência, eles infelizmente e em tese nos representam e assim rejeitam os direitos, o futuro e rejeitam também a possibilidade de uma cidade melhor. Os Vereadores de situação foram extremamente infelizes em sua escolha de apoiar o despreparo em detrimento do povo de Panelas. 

FONTE LINK: Acesse o TCE

Coluna Política // Por Pierre Logan

Formando em Direito, Licenciando em filosofia, possui formação em Direito Eleitoral, Administrativo, Fundamentos do Direito Público, Ciência Política e Teoria Geral do Estado. Compositor, gravou no final de 2015 o disco Crônicas de Um Mundo Moderno. Atualmente atua na área jurídica e também é colunista do Jornal SP em notícias. OAB-SP 218968E.


VOCÊ SABIA?

O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.

OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!

Deixe um comentário