Publicado em 25/12/2017 | Atualizado em 21/02/2022
O título diz respeito ao natal nada solidário de Joelma Duarte (PSB) e Cia e também as nossas principais ações deste ano. Em relação ao natal compulsoriamente solidário, assista um dos apoiadores do Movimento Cultural Panelense (MCP), Cláudio Arcênio, que gravou um vídeo e mostrou o que conseguiu comprar com R$ 150,00 (ação que faz sempre, independentemente de data comemorativa). O vereador Clóvis, também fez um natal mais que solidário, arrecadando alimentos e montando dezenas de cestas para a população. Fez isso sem exigir 10% de ninguém. Sou dos que acreditam que devemos ser solidários o ano todo. Devemos ter a solidariedade como estilo de vida. Não adianta encurralar o povo com um sistema de governo que gera dependência, dividir a população e empobrecer as pessoas a ponto de cobrar 10% de centenas de funcionários para combater (só no mês de dezembro) a miséria que construiu durante mais de 20 anos.
Nossa segunda grande luta ocorreu quando o executivo panelense se negou a pagar direitos garantidos aos professores, mandaram um projeto ridículo para Câmara, projeto esse que foi imediatamente emendado por Edson Rufino (PC do B) e questionado obstinadamente por Clóvis (PRP). Vereadores que lutaram permanentemente ao nosso lado contra o descaso. Não importava o que fizéssemos; os argumentos eram absurdos e sempre repetiam a ‘lenda eterna da falta de verbas’. O Sindicato dos Servidores Municipais de Panelas (SISMUP) ajuizou uma ação, de modo que a luta pela garantia dos direitos dos professores foi travada em várias frentes: judicial (SISMUP), Legislativa (vereadores de oposição) e popular (Movimento Cultural Panelense). Eu como líder do MCP fui pessoalmente ao município, entrevistei os vereadores de oposição, alguns de situação, o presidente do SISMUP, tentei a prefeita (não consegui) e quando senti que alguns representantes estavam me evitando, fechei a rua com um carro (rua da delegacia), em frente da Câmara Municipal (numa reunião que o executivo convocou contratados para “obriga-los” a apoiar o descaso) e passei a mensagem lembrando que nossos representantes são apenas empregados. A briga continuou até que o executivo decidiu voltar atrás, e comunicou por escrito que pagaria aos inativos, apesar de ter que se apertar ‘um pouquinho’. Vitória nossa, dos professores, dos vereadores de oposição, do SISMUP e de toda população que acredita que a saída está na educação e na valorização dos profissionais da educação.
Depois de algum tempo pessoas nos procuraram para informar que estavam se machucando na calçada da prefeitura. Um planejamento ruim (se é que teve algum) fez com que o piso (derrapante) machucasse pessoas e causassem acidentes gravíssimos. Entramos num combate com provas cabais, filmagens que capturaram o momento exato do acidente. Após nossa matéria, fizeram um paliativo vergonhoso que consistia num bloqueio que obrigava as pessoas a passarem pela rua, sem segurança, expostas a possíveis novos acidentes. O vereador Edson Rufino, com o apoio de e em apoio ao Movimento Cultural Panelense, acusou o despreparo e a falta de planejamento e apontou a incapacidade do executivo resolver um problema simples. Mais uma vez riscaram apenas o piso, mas não resolveram o problema. Voltamos com mais matérias e estávamos prontos para uma ação surpresa, quando recebemos a notícia que eles finalmente começaram a trocar o piso assassino por um piso antiderrapante. Vencemos mais uma vez.
Outro problema, na verdade o mesmo que havíamos questionado havia dois anos, foi reapresentado por cidadãos comuns do povoado do Jundiá. Estradas completamente estragadas e desassistidas pela administração anterior e atual. Prometeram que fariam, mas não fizeram. Então fomos até o local e tiramos fotos, fizemos vídeos, mostramos com o apoio da própria comunidade. Depois de cobrar e insistir no direito de ir e vir com dignidade, a prefeitura finalmente nos atendeu e enviou máquinas para deixar as estradas daquela região minimamente decentes. Conseguimos mais uma vez.
Parágrafo para Joelma Duarte, nossa prefeita.
Coluna Política // Por Pierre Logan
VOCÊ SABIA?
O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.
OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!