Publicado em 29/08/2014 | Atualizado em 21/02/2022
Matéria da TV Rip “Revista do campo” sobre o Engenho Amolar em Panelas-PE, onde é produzido a famosa Rapadura Imperial. O equipamento utilizado na fabricação da rapadura ainda é o mesmo, apenas com adaptações para o uso da energia elétrica.
Fundado ainda no final do XIX está localizado na zona rural de Panelas e pertence a família Vilar. Em 1950 o senhor José Avila Vilar, conhecido por “Dedé Vilar“, assumiu o engenho até a década de 1990. Hoje o engenho é comandado pelos filhos e netos, onde é produzido a famosa Rapadura Imperial. “Além do potencial histórico, nós destacamos também a importância para o turismo, já que o turista pode vir pro engenho visitar, ver como funciona e como é fabricada a rapadura.” Disse a diretora de turismo Elielma Santos.
Confira a matéria da TV Rip “Revista do Campo” sobre a fabricação de rapaduras:
O Engenho fabrica rapadura tradicional, em tabletes, miniatura e mel de engenho, considerada uma das melhores do Brasil, a produção é vendida para o Sudeste do Brasil e a região Nordeste. O equipamento utilizado na fabricação da rapadura ainda é o mesmo apenas com adaptações para o uso da energia elétrica.
Fonte das informações: Blog Histórias e Cenários Nordestinos
VOCÊ SABIA?
O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.
OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!