Publicado em 10/07/2022 | Atualizado em 16/06/2024
Escola Municipal de nível fundamental na Zona Rural de Panelas-PE
O território municipal é vasto, com povoados habitados por pequenos grupos de moradores, e para atender as necessidades educacionais dos habitantes locais, possui pequenas escolas de alfabetização e ensino fundamental. A Escola Municipal Antônio Feitosa é uma dessas escolas.
INFORMAÇÕES DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO FEITOSA
Escola de pequeno porte localizada na zona rural do município de Panelas, agreste de Pernambuco. Com dezenas de alunos do ensino fundamental e alfabetização.
Endereço e Contato:
Histórico
A Escola Municipal Antônio Feitosa surgiu a partir da necessidade de um espaço físico adequado considerando o número de habitantes e crianças em idade escolar, pois as crianças se reuniam para estudar numa casa velha no Sítio Sacatinga. A escola Antônio Feitosa, localizada na área rural do município (sítio Sacatinga), a 5,5 Km do centro da cidade; seu acesso dar-se através da PE 158, sentido Cruzes com 3 Km no asfalto e chegando ao povoado do Recifinho segue em estrada de chão batido por mais 2,5 Km.
A escola foi criada no ano de 1967, o prefeito na época era o Sr. Martiniano Rufino de Mello e Silva, que sensibilizado com o sofrimento daquelas crianças em percorrer vários quilômetros a pé para estudar na referida casa velha, onde a mesma era pequena e não dava para atender o número de crianças em idade escolar. Dessa forma, o então prefeito, resolveu procurar o senhor Edmundo Antônio Feitosa, dono da casa, para comprar a mesma com o objetivo de construir uma escola no local, porém o senhor Edmundo resolveu fazer a doação para a construção da nova escola. Feliz com o ato de nobreza, o prefeito Martiniano Rufino decidiu homenagear o pai do senhor Edmundo, colocando o nome dele na escola, assim nomeada de Escola Municipal Antônio Feitosa.
É importante ressaltar que 95% dos alunos da Escola Municipal Antônio Feitosa são cadastrados em programas sociais, sendo os seguintes programas sociais: Valorização Humana e Bolsa Família. Atualmente os pais dos alunos sobrevivem da renda desses programas sociais e também da agricultura familiar e a criação de animais como galinhas e bois.
Atualmente a escola atende um quantitativo de 8 alunos de 03 a 05 anos de idade, no jardim e na pré-escola e 07 alunos de 06 a 11 anos no Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. Os referidos alunos são distribuídos em uma turma multisseriada, que funciona no turno da manhã. Já a Educação Integral atende um quantitativo de 15 alunos no turno da tarde, sendo eles da Educação Infantil (Pré II) e Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais. No turno da noite conta com duas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo uma turma com 17 alunos que funciona no ambiente físico da escola e uma turma com 15 alunos no anexo, uma casa ao lado da escola.