Avançar para o conteúdo
Início » Publicações » Epidemia: casos de dengue aumentaram em Pernambuco, população de Panelas e outros municípios devem ficar em alerta

Epidemia: casos de dengue aumentaram em Pernambuco, população de Panelas e outros municípios devem ficar em alerta

  • por
Já foram registrados segundo a Secretaria de Saúde do Estado, 1.778 pacientes com dengue e 9 mortes em 2015. Pernambuco registrou um aumento de 423,91% no número de casos de dengue, segundo balanço divulgado na segunda (13/04) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Do início do ano até 4 de abril, foram contabilizadas 18.431 notificações da doença em 165 municípios contra 3.518 anotadas no mesmo período de 2014. Ainda conforme o órgão, 2.987 casos foram confirmados no intervalo contra 1.247 do ano anterior. De acordo com a SES, os municípios com o maior número de casos absolutos são: Recife (4.978), Jaboatão dos Guararapes (880), Camaragibe (829) e Goiana (650), totalizando 7.337 (39,81% do total de notificações no estado).
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que a análise do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que indica o risco de transmissão da dengue em uma população, aponta risco de surto em 83 municípios pernambucanos. Vinte e seis cidades já estão em situação de epidemia por causa da alta incidência da doença. Outras 74 localidades estão em situação de alerta. 
Os 26 municípios epidêmicos em Pernambuco são Recife, São José do Egito, Pedra, Itapetim, Venturosa, Sanharó, Goiana, Condado, Arq. Fernando de Noronha, Iguaraci, Surubim, Itaquitinga, São Bento do Una, Belo Jardim, Calumbi, Betânia, Toritama, Buenos Aires, Iati, Lagoa do Carro, Limoeiro, Manari, Vertentes, Santa Cruz do Capibaribe, Vitória de Santo Antão e Ingazeira. As informações são do G1.
Em Panelas-PE, município do agreste pernambucano com cerca de 26 mil habitantes (IBGE), o combate aos mosquitos transmissores da doença, é feito através de visitas dos agentes de endemias às casas: identificam possíveis focos do mosquito, colocam “produtos” na água dos reservatórios e orientam o morador. 
A população deve ficar sempre alerta com relação ao combate da dengue em sua cidade, se os agentes de endemias não estiverem passando nas residências, exija da secretária de saúde local a visita na sua rua, se informe sobre maneiras de prevenção, faça sua parte e sempre que possível oriente os vizinhos, pois se do outro lado tiver um foco de mosquito, toda a rua estará em perigo! Confira a seguir informações de como eliminar os focos dos mosquitos e como se pega a dengue.

Veja orientações da Secretaria Estadual de Saúde para eliminar os focos dos mosquitos:

  • Mantenha caixas-d’água, jarras, cisternas, poços ou qualquer outro reservatório de água bem tampados
  • Mantenha as lixeiras tampadas e secas; nunca jogue lixo em terrenos baldios
  • Coloque no lixo todo objeto que possa acumular água. O lixo deve ser colocado em sacos plásticos bem fechados
  • Lave os bebedouros de animais com uma bucha pelo menos uma vez por semana e troque a água todos os dias
  • Cubra e guarde os pneus em locais secos, protegidos das chuvas
  • Guarde as garrafas secas de cabeça para baixo e não deixe no quintal objetos que acumulem água
  • Encha os pratinhos de plantas com areia
  • Retire a água acumulada sobre a laje
  • Mantenha as calhas d’água limpas

População de Panelas e outros municípios de Pernambuco deve ficarem em alerta no combate a Dengue!


VOCÊ SABIA?

O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.

OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!

Deixe um comentário