Publicado em 28/05/2015 | Atualizado em 21/02/2022
Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, o fim da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos. O texto ainda precisa passar por um segundo turno de votação na Câmara e submetido ao Senado.
A Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (27/05) o fim da reeleição para cargos no Executivo: prefeitos, governadores e presidente da República. Após todos os partidos orientarem suas bancadas a favor da emenda no âmbito da PEC da Reforma Política, a reeleição foi extinta a partir das próximas eleições. Na votação desse primeiro turno foram 452 votos favoráveis, 19 deputados foram contra a mudança e uma abstenção.
O PSDB e o PSD também apoiaram o fim da reeleição e defenderam o aumento do mandato para cinco anos. O período em que um chefe de Executivo pode se manter no governo, no entanto, ainda não foi analisado pelos deputados.
A Câmara retomará a votação de outras emendas da PEC da Reforma Política, como a coincidência ou não das eleições para presidente, governador, prefeito, senador, deputado e vereador num mesmo pleito e não mais a cada dois anos como ocorre hoje. A pauta inclui o fim do voto obrigatório.
VOCÊ SABIA?
O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.
OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!