Avançar para o conteúdo
Início » Publicações » Geral » Cadastro Único

Cadastro Único

Cadastro Único para Programas Sociais

O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) identifica e caracteriza as famílias de baixa renda residentes em todo território nacional. Esse cadastro permite que o governo conheça melhor a realidade dessa população ao registrar informações como: endereço, características do domicílio, quem faz parte da família, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, deficiência, entre outras informações.

Cadastro Único

Quem pode se cadastrar no CadÚnico?

Famílias que vivem com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa podem e devem ser registradas no Cadastro Único. E ainda, as famílias com renda acima de meio salário-mínimo, que não tem direito ao Bolsa Família, também podem ser cadastradas para participar de programas ou serviços específicos.

Público atendido: Famílias de baixa renda e população em geral.
Tipo de serviço: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Secretaria Nacional de Renda e Cidadania, Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único.
Consultar cadastro: cadunico.dataprev.gov.br

Como e onde fazer para se cadastrar?

Qualquer família considerada de baixa renda pode se cadastrar no Cadastro Único, o serviço é gratuito! O cadastro é feito pessoalmente, num posto de atendimento na cidade onde a família mora.

O responsável pela família precisa ir ao local de atendimento para fazer o cadastro, levando os documentos de todas as pessoas da família que moram com ela. Após a realização do cadastro e ativação, cada membro da família recebe um número chamado de NIS (Número de Identificação Social).

Quem faz o cadastro é o município, em unidades de postos de atendimento vinculados a Assistência Social, como CRAS, CREAS e salas de atendimento à população. É importante levar os documentos de todas as pessoas da família, principalmente os CPFs de todos e um comprovante de residência, de preferência a conta de luz.

Cada pessoa deve estar cadastrada com a sua família. E não basta fazer o cadastro, é preciso manter os dados da família atualizados.

Quais programas sociais usam o Cadastro Único?

As famílias cadastradas, dependendo de suas condições*, podem ter acesso a vários programas sociais. Só do governo federal são dezenas de programas. Estados e municípios têm seus próprios programas sociais que utilizam o Cadastro Único. Confira no CRAS, CREAS ou no Posto de Cadastramento.

*Alguns Programas Sociais e serviços que beneficiários do Cadastro Único podem participar:
  • Bolsa Família;
  • Auxílio Gás;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Água Para Todos (Cisternas);
  • Carteira da Pessoa Idosa
  • Pé-de-Meia;
  • Minha Casa Minha Vida;
  • Carteira da Pessoa Idosa;
  • Troca de Antenas Parabólicas;
  • Isenção de Taxa em Concursos Públicos.

Deixe um comentário