Avançar para o conteúdo
Início » Publicações » Municipal » A Origem do Festival Nacional de Jericos de Panelas Pernambuco

A Origem do Festival Nacional de Jericos de Panelas Pernambuco

Publicado em 03/01/2010 | Atualizado em 01/05/2024

Festival Nacional de Jericos de Panelas-PE

O Festival Nacional de Jericos é um dos eventos mais tradicionais da região. Realizado há mais de 50 anos na cidade de Panelas-PE, movimenta a economia, expõe a cultura e atrai milhares de turistas para o município.

 
A Origem do Festival Nacional de Jericos de Panelas
 

Luélcito Cintra

A ideia do Festival Nacional de Jericos partiu do diretor e professor Luélcito Cintra (foto), um pernambucano natural de Caruaru, com a participação de estudantes e outros professores como Luís Manuel da Silva.
 
Com o objetivo de alertar as autoridades sobre o fato do jerico correr risco de extinção por causa da matança desordenada para a exportação de charqueado, resolveram promover um evento em homenagem ao jerico (animal sofrido e muito usado na época para o trabalho de transporte, aração entre outros). Assim, esse animal trabalhador foi escolhido para dar o nome ao “Festival Nacional de Jericos” de Panelas-PE e se tornar o personagem principal da festa.
 
1º Festival de Jericos, Luélcito Cintra e alunos da Escola Municipal Joaquim Nabuco
1º Festival de Jericos, Luélcito Cintra e alunos da Escola Municipal Joaquim Nabuco vestidos com trajes típicos.
Bandeira do Festival Nacional de Jericos
A Bandeira do Festival Nacional de Jericos de Panelas-PE.

Quando foi criado o Festival de Jericos?

No dia 1º de maio de 1973, uma terça-feira, havia chegado o grande dia. Após uma alvorada festiva, que se iniciou às 5h da manhã, os estudantes da 8ª série do Ginásio Municipal Joaquim Nabuco, promoveram a 1ª edição do Festival Nacional de Jericos, cuja ideia encontrou receptividade da comunidade escolar e engajou os cidadãos panelenses.

O prefeito da época era o senhor Sizino dos Passos Moura, o mesmo acolheu a ideia com receptividade e apoio. A partir da 3ª edição, o Festival Nacional de Jericos passou a ser organizado e realizado pelo Poder Executivo Municipal, haja visto que não seria possível a classe estudantil se responsabilizar pelo evento que ganhou importância e tomou proporções maiores que o esperado.

Hoje é realizado entre os meses de abril e maio, e a tradicional corrida de jericos acontece no Dia do Trabalhador (1º de Maio) cujo é o ponto alto e principal atração do Festival Nacional de Jericos.

2 comentários em “A Origem do Festival Nacional de Jericos de Panelas Pernambuco”

Deixe um comentário