Avançar para o conteúdo
Início » Publicações » Política » Afastamento de Dilma Rousseff da Presidência da República

Afastamento de Dilma Rousseff da Presidência da República

  • por

Publicado em 12/05/2016 | Atualizado em 21/02/2022

Os Senadores aprovaram a instauração do processo de impeachment por 55 votos favoráveis. A Presidente ficará afastada por até 180 dias enquanto é julgada no Senado.

Resultado da votação do Senado pelo afastamento da Presidente Dilma Rousseff (PT)

O plenário do Senado Federal aprovou às 6h34 desta quinta-feira (12) a abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT). Foram 55 votos a favor e 22 contra. Com a decisão, ela fica afastada do mandato por até 180 dias, até o julgamento final pelo Senado. Com o afastamento de Dilma, o vice Michel Temer (PMDB) assume como presidente em exercício.

Resultado:

55 votaram SIM
0 abstenções
02 faltas
22 votaram NÃO

Agora, o Senado passará a colher provas, realizar perícias, ouvir testemunhas de acusação e defesa para instruir o processo e embasar a decisão final. O julgamento será presidido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que também comandará a Comissão Processante do Senado.

Dilma discursa no Palácio do Planalto após ser afastada pelo Senado
Dilma discursa no Palácio do Planalto após notificação de afastamento.

A presidente afastada Dilma sai do Palácio do Planalto nesta manhã (12) após discurso e é cercada por manifestantes favoráveis, sob gritos de “guerreira da pátria brasileira“.

O impedimento definitivo da presidente Dilma Rousseff depende do voto favorável de dois terços dos 81 senadores (54), em julgamento que ainda não tem data para ocorrer.


VOCÊ SABIA?

O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.

OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!

Etiquetas:

Deixe um comentário