O Ministério do Turismo atualizou o mapa do turismo brasileiro e revelou que o País tem 2.175 municípios em 291 regiões turísticas. A grande maioria dos Estados brasileiros diminuiu o número de municípios no mapa em comparação a publicação de 2013, deixando o Mapa mais enxuto.
A macrorregião Nordeste ficou após a atualização do Mapa Turístico, com 80 regiões turísticas e 489 municípios. E de acordo com o documento divulgado pelo Ministério do Turismo, Pernambuco tem novo mapa turístico.
O estado reduziu de 72 para 57 o número de municípios participantes de suas 14 regiões turísticas. O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Turismo na segunda-feira (12/07), em Brasília. Em todo o país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.
Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 Unidas da Federação (UF) e a validação do mapa foi realizada pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.
Na região Agreste de Pernambuco, um dos responsáveis por promover o turismo entre os municípios do entorno da BR 104, potencializando a gastronomia, cultura e artesanato, fortalecendo e agregando valores aos atrativos locais é o projeto “Rota 104”, no qual as cidades Agrestina, Cupira, Lagoa dos Gatos e Panelas fazem parte. E esses municípios também estão na lista das regiões que compõem o mapa turístico do Estado.
Região Turística:
ENCANTOS DO AGRESTE
Municípios
- Agrestina
- Cupira
- Lagoa dos Gatos
- Panelas
Mapa do Turismo Brasileiro
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.
De acordo com o novo mapa, 29% (630) dos municípios estão nas categorias A, B e C. Esses municípios concentram 93% do fluxo de turistas doméstico e 100% do fluxo internacional. Os demais 1.545 municípios, que representam 71% dos casos, figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.
Fonte: Ministério do Turismo (turismo.gov.br).
VOCÊ SABIA?
O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.
OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!