Publicado em 09/08/2016 | Atualizado em 21/02/2022
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o bebê deve receber, exclusivamente, leite materno até o 6° mês de vida e, até os 2 anos ou mais, recomenda-se a continuidade associada à uma alimentação complementar.
O leite materno transmite anticorpos e nutrientes essenciais para os bebês, doenças como diarreia e grande parte das infecções respiratórias poderiam ser remediadas com o leite materno, o que consequentemente, evitaria também 72% e 57% das internações advindas, respectivamente, das doenças supracitadas.
Durante os dias 1 a 7 de Agosto, foi comemorada a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), com intuito de promover a amamentação. Esse evento ocorre em 120 países, e aqui no Brasil ela é realizada desde o ano de 1999, sob coordenação do Ministério da saúde, que tem como responsabilidade adaptar o tema para o nosso País e elaborar e distribuir cartaz e folder.
Amamentar nem sempre é uma tarefa fácil, mas é um ato que traz inúmeros benefícios para ambos, mãe e bebê. Como você confere nos vídeos divulgados pelo Ministérios da Saúde na Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMSM) 2016, que explica não somente os benéficos, mas também, dicas de como amamentar, confiram:
- Vídeo 01 – Quando devo amamentar?
- Vídeo 02 – Dicas valiosas para amamentação
- Vídeo 03 – Cuidados com os mamilos durante a amamentação
- Vídeo 04 – Campanha Nacional de Amamentação – Filme Oficial 2016
Fonte dos vídeos: Canal do Ministério da Saúde no YouTube
Segundo o Portal Saúde, no Brasil 41% das Mães amamentam exclusivamente até os seis meses, e isso contribuiu para uma queda na taxa de mortalidade entre crianças menores de 5 anos em 80%. Números significativos, principalmente quando comparado a países como EUA, Reino Unido e China, onde a adesão ao aleitamento exclusivo é a metade registrado no Brasil.
No começo do mês de Agosto, em uma rede social, o Senado Federal desmentiu a informação que tantas pessoas compartilham sem checar as fontes, a qual diz que mulheres serão multadas ao amamentar em público:
“NÃO EXISTE MULTA OU PENA DE PRISÃO PARA MULHERES QUE AMAMENTAM EM ESPAÇOS PÚBLICOS. A MULHER TEM DIREITO DE AMAMENTAR EM QUALQUER LUGAR.”
E ainda completou: “em alguns estados e municípios existe multa estabelecida para quem impedir a amamentação em espaços abertos ao público. No Senado, o projeto de Lei 514/2015 quer transformar em crime a violação do direito à amamentação em território nacional.”
Por fim, segue ilustração com mais algumas dicas que te ajudará a esse ato de amor para com o seu bebê:
Coluna Saúde // por Janily Alves
Enfermeira graduada no
Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP).
VOCÊ SABIA?
O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.
OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!