
Porque a cidade de Panelas é chamada de “Panelas de Miranda”
Hoje, a cidade de Panelas ainda é chamada por muita gente de “Panelas de Miranda”. Isso é atribuído, devido a gestão de José de Miranda Santiago, filho do capitão Francisco Rodrigues de Mello, quando o seu pai passou a administrar a capela de Panelas, em 1815.
Por volta de 1820, José de Miranda Santiago teve uma desavença com seu irmão, João Crisóstomo de Mello, que residia em Ipanema (atual município de Águas Belas), por causa da apropriação de uma escultura do Menino Deus (representação escultórica do Jesus menino). João Crisóstomo, na ausência de José de Miranda, retirou essa imagem da capela de Panelas e a levou para sua residência.
O caso tomou rumos judiciais, pois José de Miranda Santiago não aceitou o que o irmão fez. Como não conseguiu amigavelmente a escultura, o caso foi parar na Justiça. Essa briga entre irmãos gerou um grande debate e propagou o prestígio de José de Miranda, que saiu vitorioso e trouxe de volta a imagem sacra à capela panelense.
A partir desses acontecimentos na família Miranda, Panelas começou a ser chamada de Panelas de Miranda, como forma de expressão para dizer que: Panelas tem dono.
Fonte:
PANELAS – Minha História, minha gente (Livro volume I, Ensino Fundamental).
