Lançamento de campanha contra propagandas e notícias falsas na Internet durante o período eleitoral.
Na quinta-feira (22/02) o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Luiz Carlos Figueiredo, se reuniu com a imprensa local para lançar a campanha contra propagandas e notícias falsas, popularmente conhecidas como Fake News durante o período eleitoral.
O objetivo é orientar os cidadãos, identificar eventuais divulgadores de boatos e calúnias e agilizar a punição. Pelo seu poder destrutivo e por ameaçar a própria democracia, as fake news, atualmente, são a principal preocupação da Justiça Eleitoral em todo o País. As ações serão tomadas em conjunto com o Ministério Público Eleitoral (MPE) e Polícia Federal.
A campanha terá um tripé que envolve respostas judiciais rápidas, tecnologia e conscientização. Na esfera jurídica, o TRE-PE vai criar uma Central de Denúncias que terá o papel de fazer uma triagem de todas as informações que chegarem à Justiça Eleitoral. A central terá o objetivo de fazer uma filtragem de maneira a dar maior celeridade às ações de combate a possíveis crimes eleitorais.
Qualquer denúncia – sobre fake news ou não – poderá ser feita no site do Tribunal (www.tre-pe.jus.br), via e-mail ([email protected]) ou através do Disque Eleitor (3194-9400). No segundo semestre, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também disponibilizará em seu site (www.tse.jus.br) e nos sites dos TREs o sistema Pardal, outro canal para o recebimento de denúncias.
VOCÊ SABIA?
O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.
OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!