Publicado em 22/08/2011 | Atualizado em 21/02/2022
Comitê que luta pela abertura de documentos ultrassecretos da ditadura será instalado no Recife.
Será instalado nessa terça-feira (23/08) o Comitê Estadual “Memória, Verdade e Justiça”, movimento criado em todo o Brasil que tem como objetivo relevar casos de violação aos direitos humanos durante o período da ditadura.
Formado por entidades civis, o grupo pressiona o Congresso Nacional para aprovação do Projeto de Lei para abertura dos documentos ultrassecretos do período e instalação da “Comissão da Verdade”. Em Pernambuco, o comitê é representado pelo Centro Dom Hélder Câmara de Estudos e Ação Social (CENDHEC), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB/PE), Associação Pernambucana de Anistiados Políticos (Apap), Ligas Camponesas e Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
A abertura está prevista para ocorrer às 9h, no Centro Cultural Rossini Alves Couto, na Boa Vista. Representantes das entidades pernambucanas farão a leitura do manifesto, sendo sucedido pela exibição do documentário “Os 30 anos da Anistia”. Dentro da programação, está previsto a palestra do coordenador do Departamento de Memórias de São Paulo, o jornalista Ivan Seixas, além de outras atividades.
“O comitê tem a finalidade de resgatar toda a memória e verdade histórica. Ao mesmo tempo, quer que a comissão seja criada a nível nacional seja aprovada e investigue e resgate uma parte que a anistia não resolveu. A anistia não conseguiu esclarecer a questão das torturas, assassinatos e a localização dos restos mortais das pessoas desaparecidas e a identificação desses fatos, perante a história.
Fonte: Blog da Folha
www.blogdafolha.com.br
VOCÊ SABIA?
O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.
OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!