Publicado em 05/05/2015 | Atualizado em 21/02/2022
Panelas-PE realizou a 42ª edição do Festival Nacional de Jericos, um dos eventos mais esperados do agreste pernambucano. Confira o que rolou nesta edição 2015 do evento.
Durante os dias 30/04 a 03/05 foi realizado na cidade de Panelas a 42ª edição do Festival Nacional de Jericos, um dos eventos mais aguardados da região. A festa ocorre tradicionalmente no final do mês de abril a início de Maio com a data principal o Dia do Trabalhador (1º de maio) cujo qual é realizada a tradicional “corrida de jericos”.
Nesta edição que teve início no dia 30 de Abril, na abertura oficial a apresentação musical ficou por conta da banda Mariano de Assis, grupo de Karatê local e exposição de artes fotográficas.
O dia mais movimentado do evento é o feriado de 1º de Maio, a corrida de jericos atraiu uma multidão, milhares de turistas que todos os anos veem prestigiar o evento panelense se fizeram presente mais uma vez. O dia começou logo cedo com apresentação de grupos culturais, de dança, pífanos e musicais, shows no palco e o já tradicional concurso de jericos fantasiados.
No período da tarde aconteceu a tradicional corrida de jericos, onde os animais e seus jóqueis competiram em uma pista com cerca de 200 metros.
Após a premiação, já inicio da noite, foi inaugurada a nova praça do centro da cidade, a Praça Governador Eduardo Campos, na ocasião autoridades políticas estaduais e municipais estiveram presentes: o atual Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, João Campos (filho do Ex-governador Eduardo Campos), Fernando Monteiro (Deputado Federal), Guilherme Uchoa (Presidente da ALEPE), os Secretários de Estado Felipe Carreras, Iran Costa e Renato Thiébaut, além do Prefeito Sergio Miranda, vice-prefeito Ruben Lima, secretários municipais, o presidente do legislativo municipal Manoel Caboclo e demais vereadores e prefeitos e ex-prefeitos de cidades da região.
No Domingo (03/05), último dia do Festival de Jericos, foi realizado no período da tarde a tradicional Missa do Vaqueiro: homenagem a Luiz Gonzaga, com celebração da santa missa no pátio externo da igreja Bom Jesus dos Remédios pelo Padre Francisco Carlos. Logo após, show com bandas, violeiros, repentistas e poetas e participação especial de Oliveira de Panelas. E a noite mais shows com bandas no palco principal.
Idealizado por professores e estudantes com apoio da população local, o evento hoje está no calendário festivo do país e com repercussão nacional. Uma exposição da cultura nordestina e panelense.
Fonte das imagens:
Astur/PE | Prefeitura de Panelas | Blog o Publicador | Historias e Cenários Nordestinos
VOCÊ SABIA?
O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.
OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!