No nosso município existem duas creches, em funcionamento, apenas uma. A creche Tia Júlia de Almeida, localizada na Rua Amauri de Medeiros no Centro da cidade, atende as crianças da sede, o nome é uma homenagem à Maria Júlia de Assis Almeida, esposa de Mariano de Assis Almeida, fundador da Banda Marcial Mariano de Assis.
A outra creche está localizada no distrito de São Lázaro (Imagens abaixo do término do artigo) e é fruto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Para essa obra (nº 14.299) o Ministério da Educação previu um investimento de R$612.410,22, segundo informações do site do programa (www.pac.gov.br). Ainda segundo o site, a data de referência de conclusão é de 31 de outubro de 2014, ou seja, obra em estágio concluído. No entanto, há mais de nove meses da teórica conclusão da obra, não há funcionamento no lugar e muitos ajustes na infraestrutura ainda precisam ser feitos. O prédio está quase pronto, mas não recebe as crianças da comunidade, não há funcionamento.
Em 28 de outubro do ano passado, esse site noticiou, a partir de publicação da página da prefeitura no Facebook, que o Distrito de Cruzes ganharia creche e escola, também no padrão FNDE do governo Federal, igual a anteriormente citada creche construída em São Lázaro e a Escola que está (está?) sendo feita no povoado de Pau Ferro. “As obras de preparação do terreno para receber as futuras instalações já iniciaram”, noticiou o site. Até hoje não sabemos quando esta obra ficará concluída, e se seguir os passos da creche de São Lázaro, muito menos saberemos quando começará a funcionar.
É evidente para a sociedade de hoje a importância da educação infantil. Antes, no entanto, esse ensino era tido como o de menor importância. Mas estudos voltados para a faixa etária de zero a seis anos (período em que crianças frequentam as creches) analisaram como a estimulação precoce das crianças contribui e muito para o seu aprendizado futuro. É nesse período que as crianças desenvolvem suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. De acordo com documento produzido pelo MEC, toda criança que frequenta creches em território nacional deve ter direito à atenção individual, à ambiente seguro e estimulante, ao contato com a natureza, à higiene e saúde, à alimentação sadia, a desenvolver sua identidade cultural, racial e religiosa, dentre outros direitos, sendo respeitada e protegida pelos funcionários incumbidos de tal função. Resta-nos agora esperar o início do funcionamento da creche de São Lázaro e a construção da creche de Cruzes, talvez aconteça daqui a algumas gerações.
Por Sheila Alves
Creches em Panelas-PE, padrão FNDE.
VOCÊ SABIA?
O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.
OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!