Avançar para o conteúdo
Início » Publicações » Revezamento da Tocha Olímpica em Pernambuco

Revezamento da Tocha Olímpica em Pernambuco

  • por
O Maior símbolo dos Jogos Olímpicos, a tocha olímpica, está rodando o Brasil desde o dia 3 de maio, quando desembarcou em Brasília. Depois de percorrer várias cidades brasileiras, chegou a vez de Pernambuco receber as chamas da tocha olímpica.
Nesta quinta-feira (26), a chama olímpica chega à cidade de Petrolina, no Sertão, para dar início ao seu longo trajeto dentro do Estado. O comboio passará por cerca de 17 bairros na cidade, marcando a festa de início da passagem do fogo olímpico em Pernambuco.
Depois de concluir seu trajeto em Petrolina, a tocha permanecerá no sertão pernambucano, desta vez visitando as cidades de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Cabrobó. O retorno para a Bahia será no dia 27 deste mês e, depois de passar três dias longe em outros Estados (BA, SE e AL), ela volta a Pernambuco no dia 30, na cidade de Garanhuns.

Em Pernambuco – Revezamento da Tocha Olímpica na região:

  • Dia 30/05 – Garanhuns, Lajedo, Caruaru;
  • Dia 31/05 – Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Recife;
  • Dia 01/06 – Ipojuca;
  • Dia 02/06 – Goiana, Olinda e Igarassu.

História da Tocha Olímpica

Essa é uma história de quase 3 mil anos. Na Grécia Antiga, os gregos consideravam o fogo um elemento divino e mantinham chamas acesas em frente a seus principais templos – como o santuário de Olímpia, palco dos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Para assegurar sua pureza, as chamas eram acesas por meio de uma “skaphia” – espécie de espelho côncavo que converge os raios do sol para um ponto específico.

Para manter a tradição, esse ritual é realizado até hoje. De 90 a 100 dias antes de cada edição dos Jogos, a chama Olímpica é acesa nas ruínas do Templo de Hera, na cidade de Olímpia, na Grécia. O cenário original é recriado para a solenidade, com mulheres caracterizadas como “sacerdotisas” para acender a chama.

Uma vez acesa, a chama é conduzida por meio de tochas, em um grande revezamento, até a cidade-sede dos Jogos. Na rota, uma série de festividades anunciam a chegada do evento. O revezamento termina com o acendimento da pira Olímpica na cerimônia de abertura. Fonte: www.rio2016.com


VOCÊ SABIA?

O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.

OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!

Deixe um comentário