Publicado em 14/06/2016 | Atualizado em 21/02/2022
A cidade de Panelas-PE, localizada a cerca de 200 km da Capital Recife, segundo dados do IBGE do Censo Demográfico 2010, tem uma população local urbana com cerca de 13,9 mil pessoas. Há anos os moradores da cidade sede do município vêm sofrendo com racionamentos e até colapso no abastecimento d’água. Mas, parece que o problema está prestes a ser resolvido.
Nesta terça-feira (14/06/2016), o atual Prefeito do Município Sérgio Miranda, participou de reunião com o presidente da COMPESA, Roberto Tavares e diretor Regional do Interior, Marconi de Azevedo. Na ocasião foi assinada a autorização para a licitação de construção da tão prometida adutora.
A OBRA DA ADUTORA PARA PANELAS-PE
A obra de ampliação do abastecimento de água terá um investimento de R$ 4 milhões. Os recursos foram assegurados pelo governador de Pernambuco Paulo Câmara, que havia prometido à população a execução de uma obra estruturadora para o município na campanha eleitoral de 2014, na ocasião o mesmo prometeu a obra até meados de 2015.
O atual projeto a ser construído transportará água da barragem do Cajueiro, situada na cidade de Cupira, o manancial do engenho São Jorge. Segundo a Companhia, a barragem é um manancial de excelente qualidade. Com uma capacidade de armazenar 2 milhões de metros cúbicos, a água será transportada por meio de uma adutora de 12,5 km de extensão, que seguirá até o reservatório da cidade de Panelas. A Estação de Tratamento de Água de Cupira também será ampliada para absorver o aumento da vazão e destinar 15 l/segundo aos habitantes de Panelas.
Prefeito Sérgio Miranda em reunião com o presidente da COMPESA, Roberto Tavares e diretor Regional do Interior, Marconi de Azevedo. |
A expectativa do presidente da estatal Roberto Tavares é que o processo de licitação, cujo edital será publicado na quarta-feira (15/06), seja finalizado em 40 dias. O projeto tem prazo de execução de 180 dias, mas acredita-se que em 90 dias, a partir da assinatura da ordem de serviço, a população já poderá sentir os efeitos da melhoria do abastecimento de água.
Neste novo projeto, a Compesa irá ainda requalificar alguns trechos da rede de distribuição da cidade com o objetivo de garantir mais água, com confiabilidade, diminuindo a ocorrência de vazamentos.
Segundo o prefeito de Panelas, Sérgio Miranda, a obra vem ao encontro dos anseios da população, que sempre reivindicou uma solução definitiva para o abastecimento de água da cidade.
(Foto: 19/03/2013) – População em protesto na BR 104 por falta d’ água na cidade de Panelas-PE. |
Veja mais sobre o assunto:
-
Racionamento, Panelas sofrerá com desabastecimento de água de novo?
-
A Cidade de Panelas está em estado de emergência com a falta d’água
-
ÁGUA: Novo reservatório e barragem para Panelas
-
O Carnaval terminou, mas o desabastecimento de água em Panelas continua
-
Água volta a abastecer Panelas, o Governo Municipal deve investir no abastecimento nos próximos anos
-
População bloqueia BR 104 em protesto pela falta de água na cidade
-
Pela primeira vez o Festival Nacional de Jericos não será realizado
-
O problema da falta de água no Município é de caráter emergencial
VOCÊ SABIA?
O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.
OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!