Publicado em 18/11/2010 | Atualizado em 21/02/2022
Panelas já conta com a Indústria do Conhecimento. Projeto realizado pelo SESI que promove a inclusão digital e facilita o acesso do Estudante, do trabalhador e da família à informação e à leitura.
O Projeto da Indústria do Conhecimento
Os brasileiros lêem pouco e apenas 12% têm computador em casa, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Para mudar esta realidade, o SESI investe em projetos como a Indústria do Conhecimento – centros multimídia que promovem a inclusão digital e facilitam o acesso do trabalhador e sua família à informação e à leitura.
Cada unidade da Indústria do Conhecimento é equipada com dez computadores conectados a internet, salas de leitura e bibliotecas com livros, CDs, DVDs, gibis, jornais e revistas. São cerca de mil e quinhentos títulos impressos e de mídia eletrônica. Os horários de funcionamento são flexíveis e atendem à necessidade das comunidades.
A infra-estrutura é apenas uma parte do serviço prestado pelo SESI: todos os centros multimídia contam com instrutores treinados, que auxiliam a população a utilizar os computadores e estimulam a assimilação de conhecimento.
Parceria com setores público e privado
O projeto é uma iniciativa da CNI, executada através do SESI e foi lançado em 2006. A idéia surgiu após a constatação de que o baixo índice de leitura no Brasil é reflexo da deficiência de acervo das bibliotecas escolares e públicas e da dificuldade de acesso à internet. De acordo com pesquisa da Câmara Brasileira do Livro, 61% da população adulta alfabetizada têm pouco ou nenhum contato com livros.
Em Panelas – Pernambuco
A Indústria do Conhecimento, do SESI, é um local dedicado à cultura onde a população poderá fazer consultas em quatro espaços: gibiteca, DVDteca, CDteca e biblioteca e mais de mil títulos disponíveis. A inauguração foi sexta-feira (dia 12/11). Este novo serviço funciona na Rua Nenem Ferreira, anexa a Escola Municipal Dom Moura na cidade de Panelas.
VOCÊ SABIA?
O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.
OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!