Avançar para o conteúdo
Início » Publicações » Educação » A Secretaria de Educação do Estado lança programa Jovens Protagonistas Pernambucanos

A Secretaria de Educação do Estado lança programa Jovens Protagonistas Pernambucanos

  • por

Publicado em 11/04/2012 | Atualizado em 21/02/2022

A Secretaria de Educação de Pernambuco lançou na última terça-feira (10/04) na Assembleia Legislativa do Estado, o programa Jovens Protagonistas Pernambucanos. O objetivo é incentivar e divulgar em Pernambuco, outros programas nacionais como Parlamento Jovem, promovido pela Câmara dos Deputados; Jovens Senadores; do Senado Federal; e o programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos.
Todos esses projetos tem o objetivo de aproximar os jovens estudantes do dia a dia da política, fazendo com que desenvolvam um olhar mais apurado no processo político do país. O programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), por exemplo, propõe a vivência dos jovens em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Os alunos participarão como um “verdadeiro político”, por meio de sua diplomação, posse, investidura e atuação em mandato legislativo. Para se candidatar, o estudante deve inscrever um projeto de lei criado por ele mesmo até o dia 15 de junho de 2012, estar matriculado e frequentando regularmente o 2° ou 3° ano do ensino médio em escolas públicas ou privadas. O estudante também precisa ter entre 16 anos (completos até a data inicial de realização do programa) e 22 anos (até a data final de realização do programa); e não ter participado de nenhuma outra edição do Parlamento Jovem Brasileiro.
Os jovens podem elaborar o projeto de lei sobre qualquer tema, mas sugere-se que esteja no domínio temático das comissões do PJB. Para ajudar aos estudantes a colocar no papel suas ideias, o programa disponibilizou em sua página um curso gratuito a distância denominado “Como elaborar um Projeto de Lei?”. Os “futuros parlamentares” também poderão participar de oficinas e palestras sobre o tema, oferecidos pela Secretaria de Educação de Pernambuco. Após a elaboração, o estudante deve retirar uma ficha de inscrição na sua escola ou acessá-la pela página do PJB no portal da Câmara dos Deputados e seguir as instruções do portal.
Ao todo, serão selecionados 78 estudantes de todo o território brasileiro por mérito dos projetos de lei elaborados. O número de representantes por estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais, sendo reservadas quatro vagas para Pernambuco, dentro desse critério. Nesta edição, a seleção será feita de forma descentralizada, por cada Gerência Regional de Educação, resultando em 17 finalistas que concorrerão à indicação.
Fonte – Link: leiaja.me/vdzQsO


VOCÊ SABIA?

O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.

OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!

Etiquetas:

Deixe um comentário