Avançar para o conteúdo
Início » Publicações » Educação » Analfabetismo funcional em Pernambuco

Analfabetismo funcional em Pernambuco

  • por

Publicado em 14/04/2012 | Atualizado em 21/02/2022

De acordo com o Ministério da Educação, toda criança com idade entre seis e sete anos deve ser alfabetizada e frequentar regularmente a escola. Mas essa é uma realidade que não se aplica a toda população do país.
Segundo pesquisa feita pelo Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), em 2009, quase um em cada quatro brasileiros sai do ensino fundamental sem saber ler e escrever bem, são os chamados “analfabetos funcionais”. Eles frequentam ou frequentaram escolas, mas não conseguem “interpretar o que lêm e usar a leitura e a escrita em atividades cotidianas”.
Só no Estado de Pernambuco existem 1,1 milhões de analfabetos, ou seja, 17% da população pernambucana não sabe ler e escrever ou tem certa dificuldade para isto. De acordo com a Secretaria de Educação do estado, Pernambuco vem registrando uma queda no índice de analfabetos. Atualmente o estado ocupa o 10° lugar no ranking brasileiro, ficando atrás apenas de Alagoas, Piauí, Paraíba, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte. Com dados da pesquisa de 2010 feita pelo Ipea, a região Nordeste ainda lidera com 15% do número de analfabetos do Brasil.
Os números são alarmantes e o incentivo a investimentos para melhorar a educação no Brasil é a única solução aparente. Falta uma orientação mais específica para os professores que vão ministrar aulas para jovens e adultos em programas como a Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Ministério da Educação, explica Walnea Lima, coordenadora do curso de Alfabetização e Letramento da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire).

Fonte: leiaja.me/Q3Sm4k


VOCÊ SABIA?

O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.

OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!

Deixe um comentário