Avançar para o conteúdo
Início » Publicações » Invasão dos Grilos

Invasão dos Grilos

  • por

Os grilos invadiram a cidade, os distritos e vilas. O município está tomado por estes insetos de canto estridente e irritante. Por que essa invasão de grilos?

Final do inverno e início da primavera traz consigo não só a estação mais florida, mas também a chegada de visitantes indesejáveis, os grilos estridentes e detestáveis. Para biólogos, ambientalistas e entendidos do assunto, a invasão de grilos representa desequilíbrio ecológico, isto é, ausência de predadores, aumento da temperatura ambiental e falta de alimento, já que este inseto se alimenta de plantas e os vegetais desapareceram em conseqüência da seca.

Os grilos são insetos relativamente grandes: olhos compostos grandes, pronoto grande. O fêmur da perna posterior geralmente é dilatado para melhor desempenho nos saltos. Estes insetos medem cerca de 1,5 cm, com as antenas do mesmo comprimento do corpo. Alguns possuem asas. Possuem órgãos auditivos para perceber os sons produzidos pelas suas asas.

Em todo o mundo, existem cerca de 900 espécies de grilos. São insetos onívoros, terrestres e noturnos. Geralmente sai em busca de alimento durante a noite, pois fica entocado durante o dia. Sua alimentação pode conter cereais, plantas, fungos, alimentos humanos, tecidos de lã e restos de outros insetos. Eles tem como principais predadores animais como sapos, cobras, pássaros e aranhas.

Em algumas culturas são criados como animais de estimação e em várias partes do mundo ainda são consumidos como alimento, assim como comemos as tanajuras (formigas) por aqui. Que tal um grilinho assado?

Fontes das informações como referência: Recanto das Letras e Minuto Sertão
Adaptação e imagem para postagem: Guilherme Amarino.


VOCÊ SABIA?

O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.

OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!

Deixe um comentário