Publicado em 03/03/2015 | Atualizado em 21/02/2022
Vereadores pedem novo reservatório e barragem para Panelas para solucionar a falta d’ água na cidade e resolver o problema do abastecimento.
|
Imagem de 2013 – Barragem São Sebastião (da Compesa) que abastece a cidade de Panelas. |
|
Vereador Denival na tribuna do Legislativo. Foto: Agreste FM. |
Na última quinta-feira (26/02) durante a sessão da
Câmara de Vereadores de Panelas-PE, o vereador
Denival Melo (PMN), apresentou um requerimento endereçado ao Governo do Estado para que interceda na situação que vem causando transtornos aos moradores da cidade. O vereador solicitou que fossem feitos estudos pela Compesa (Companhia de Saneamento Pernambucana) para construção de mais um reservatório de água potável na zona rural, minimizando e até solucionando a falta de água no abastecimento que ocorrem em toda a cidade. Na ocasião o presidente da Câmara, Manoel Caboclo (PTB), pediu empenho dos vereadores, “
Vou pessoalmente levar esse requerimento de total importância para o povo, tanto de Panelas como de Cruzes” disse Manoel. O requerimento foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.
Desde fevereiro deste ano (2015) a Compesa iniciou um racionamento de água, onde o abastecimento é realizado por setor, com cerca de 2 dias com água e 10 sem, e já informou que o
racionamento continua neste mês de março na cidade. O fato é que no mesmo período em 2014 houve o mesmo racionamento por parte da empresa, e no ano anterior (2013) foi a época mais seca das últimas décadas na cidade, causando um
colapso no abastecimento de água em Panelas por causa das estiagens que consequentemente secou a única barragem que abastece a cidade. No período do colapso, houve protesto da população fechando a BR 104 e promessa da construção de uma adutora da barragem Patameiro para a barragem da Compesa (São Sebastião), obra que não foi realizada.
Promessas
A grande obra em andamento na região é a construção da barragem Panelas II no rio Panelas, no município de Cupira, a principal finalidade desta barragem é a contenção das enchentes na bacia do rio Una. No entanto, a cidade de Panelas vive períodos de seca todos os anos e a falta d’ água é um problema que precisa de solução emergencial, como prometeu em 2013 o presidente da Compesa, Roberto Tavares à população panelense: “
o problema precisa ser resolvido em caráter emergencial” disse
Roberto em encontro com o prefeito de Panelas Sérgio Miranda.
O requerimento do vereador Denival (PMN) ao Governador do Estado Paulo Câmara (PSB) talvez faça o papel de lembrete, já que o mesmo fez a promessa durante comício eleitoral na cidade em 2014, prometendo resolver o problema da falta d’ água em Panelas. “Em 2015, estarei aqui, como governador, inaugurando a adutora que trará água da barragem de Panelas II. E Fernando Bezerra Coelho vai me ajudar, lá de Brasília, pressionando o Governo Federal a concluir a Adutora do Agreste, para resolvermos definitivamente o problema do abastecimento na região“, prometeu Paulo Câmara, no sábado (27/09/2014) em praça pública no centro da cidade.
Mais sobre:
VOCÊ SABIA?
O Panelaspernambuco.com está desde 2009 na Internet, nas mídias sociais, e com centenas de acessos todos os dias. Com o objetivo de compartilhar e divulgar informações do município e região.
SÃO MAIS DE 5 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.
OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA COMUNIDADE E RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES!